Treino funcional: conheça a rotina de exercícios queridinha das famosas

Saiba o que é o treino funcional, como essa prática funciona e de quais maneiras esse tipo de exercício contribui para o seu bem-estar.

FacebookTwitterWhatsApp

O treino funcional se destaca entre as pessoas que buscam qualidade de vida. - dima_sidelnikov / iStock
O treino funcional se destaca entre as pessoas que buscam qualidade de vida. - dima_sidelnikov / iStock

Manter uma rotina de exercícios aliado a uma alimentação balanceada é o segredo para manter um corpo saudável e com um shape em forma. Muita gente acaba não se adaptando às práticas de atividades físicas mais comuns, e é aí que entra o treino funcional.

Queridinho das celebridades que esbanjam boa forma, como Gwen Stefani, Jennifer Lopeze Deborah Secco, o treino funcional promete assegurar uma forma física torneada sem ser monótono.

Mas afinal, o que é o treino funcional? Bem, o treinamento funcional é um tipo de exercício que visa melhorar a capacidade do corpo para realizar atividades cotidianas e esportivas, como agachar, correr, sentar, saltar, empurrar ou carregar objetos. 

Tendo a sua origem na fisioterapia e sendo um método de reabilitação, esse tipo de treino foi desenvolvido para auxiliar na recuperação de pacientes com limitações físicas. Com o tempo, ele ganhou popularidade entre atletas e pessoas que buscam aumentar a força, resistência, condicionamento físico e qualidade de vida.

Em entrevista ao UOL, o professor de educação física Renan Feliciano Oliveira explicou: "O treino funcional trabalha várias capacidades físicas de maneira integrada, como força, potência, resistência cardiorrespiratória, estabilidade, equilíbrio e alongamento".

E quais exercícios fazem parte do treinamento funcional? Uma grande variedade de atividades faz parte da rotina de treinamento funcional e esse modelo de exercício conta com práticas que envolvem agilidade, bem como se utiliza de utensílios como pesos a fim de treinar a força, barras, elásticos, e até mesmo escadas.

Alguns dos exercícios feitos são agachamento, slurpee, stiff, afundo, remada, prancha, flexões, abdominais, saltos e atividades aeróbicas.

Para o UOL, o especialista Franklin Bisneto explica: "Com o treino funcional, com três treinos semanais é possível garantir que o aluno fortaleça o corpo de forma integrada e não ocorram desequilíbrios. Já a musculação, por geralmente trabalhar segmentos do corpo a cada treino (um dia pernas e ombros, outro costas e tríceps, outro de peito e bíceps, por exemplo), geralmente tem um planejamento que necessita de quatro a cinco treinos semanais —mas é claro que isso também pode ser mudado conforme o objetivo e rotina do aluno".