3 alimentos que combatem a hipertensão e são fáceis de encontrar

Saiba quais alimentos que você encontra facilmente podem ser grandes aliado para combater a hipertensão de forma eficaz.

FacebookTwitterWhatsApp

JLco - Julia Amaral / iStock
JLco - Julia Amaral / iStock

A hipertensão está entre as doenças mais comuns! De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 38 milhões de brasileiros sofrem de pressão alta e quando se trata de controlar a pressão, a alimentação pode ser uma grande aliada.

Tida como uma das principais causadoras de doenças cardíacas, a pressão alta demanda adaptações e mudanças no estilo de vida e a dieta certamente está entre uma das principais delas. 

Quem sofre de hipertensão deve evitar o excesso de sódio e incluir em sua rotina frutas, verduras, legumes e hortaliças. Além disso, a prática de exercícios físicos é essencial para a manutenção do bem-estar do hipertenso. 

Quando pensamos em mudanças de rotina alimentar, logo vem à mente dietas mirabolantes e complicadas, não é? Mas vamos ajudar você a conhecer alguns alimentos que combatem a hipertensão e você pode encontrar facilmente.

3 alimentos que combatem a hipertensão

Esses alimentos são extremamente comuns, mas não se engane! Eles têm o potencial de contribuir muito para a saúde de quem tem pressão alta. 

3. Gorduras boas

As gorduras boas e o ômega 3, encontrados em alimentos como sardinha, salmão, atum, linhaça e azeite, devem ser consumidos em doses superiores ao valor diário normalmente recomendado por pessoas com hipertensão. O ômega 3, em especial, é um contribuinte da dilatação dos vasos sanguíneos e é ajuda quem tem pressão alta.

2. Leite e derivados

Além de serem uma fonte poderosa de cálcio, o leite e seus derivados podem auxiliar na redução da pressão arterial ao estimular a eliminação de sódio. A dica para consumir os derivados de leite é optar por versões com baixo teor de gordura.

1. Alho

Uma fonte de vitamina C, o alho proporciona um efeito antioxidante poderoso e pode contribuir para a saúde cardíaca através do combate aos radicais livres. Além disso, a combinação de diversos componentes presentes no alho, como o magnésio, contribui para a dilatação dos vasos sanguíneos, o que diminui a pressão arterial e combate a pressão alta.


* Texto escrito por Thyago Murad e revisado clinicamente pela nutricionista Drª Márcia França.