Chá da casca da pitaya: para que serve e como fazer

Saiba tudo sobre o chá de casca de pitaya e como essa infusão pode contribuir para o seu bem-estar!

FacebookTwitterWhatsApp

A pitaya é uma fruta extremamente benéfica para a saúde, e o chá de pitaya não seria diferente! - ChristinLola / iStock
A pitaya é uma fruta extremamente benéfica para a saúde, e o chá de pitaya não seria diferente! - ChristinLola / iStock

Famosa pela sua aparência exuberante, exótica e pela sua coloração intensa, a pitaya vem ficando conhecida por proporcionar inúmeros benefícios para a saúde. Podendo ser consumida de várias formas, ela encanta através do seu sabor adocicado e cítrico, capaz de agradar todos os tipos de gosto.

Alguns dos benefícios que a pitaya pode oferecer à saúde incluem: nutrição eficiente, fortalecimento dos ossos, auxílio no combate à anemia, melhoria do processo digestivo e promoção do bom funcionamento intestinal. Além disso, a fruta pode até mesmo contribuir positivamente para quem deseja controlar os níveis de açúcar no sangue e combater o diabetes.

Mas e o chá de casca de pitaya? Bem, essa infusão feita a partir das cascas da "fruta do dragão" pode proporcionar efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios, contribuir para o sistema digestivo e também melhorar a imunidade.

Aprenda a preparar chá de casca de pitaya

Além de ser benéfico para a saúde, o chá de casca de pitaya é uma forma excelente de você aproveitar totalmente a fruta e evitar o desperdício. Veja abaixo como fazer essa infusão simples e poderosa!

Ingredientes

  • Casca de pitaya
  • Água 

Modo de preparo

Lave bem a casca da pitaya para remover qualquer sujeira ou resíduos. Em seguida, corte a casca em pedaços pequenos. Em uma panela, coloque os pedaços de casca e adicione a água. Leve a panela ao fogo médio e deixe ferver por aproximadamente 10 minutos. Desligue o fogo e deixe o chá descansar na panela por mais 5 minutos. Logo, coe o chá para remover os pedaços de casca.


* Matéria escrita por Thyago Murad e revisada clinicamente pela nutricionista Dra. Márcia França.


Fontes consultadas: