Entenda se ingerir a fruta durante a noite pode ser prejudicial para a saúde e quais são os possíveis riscos de fazer isso!
Comer frutas é um hábito extremamente saudável e essencial para compor uma dieta balanceada e rica em nutrientes. Entre as frutas mais consumidas pelos brasileiros, podemos destacar o mamão; com um sabor adocicado, preço baixo e rico em nutrientes, essa fruta marca presença na mesa de muitos brasileiros. Mas será que faz bem comer mamão à noite?
Incluir o mamão na sua dieta diária pode ser extremamente saudável. A fruta pode proporcionar uma série de benefícios como, por exemplo, a prevenção do envelhecimento precoce, o fortalecimento do sistema imunológico, a prevenção de doenças cardíacas e no combate à prisão de ventre.
Contudo, apesar de a ingestão de frutas ser benéfica para a saúde, comer algumas frutas à noite pode não fazer tão bem para a saúde. O ideal é evitar a ingestão de frutas que são muito ricas em frutose e dar preferência a alimentos que possam auxiliar a manter a temperatura corporal estável durante a noite, uma vez que alterações bruscas podem fazer com que o corpo gaste energia para regular a sua temperatura, direcionando a energia que iria para o sono para esse processo.
Postagens relacionadas
Sendo assim, frutas como o mamão e a manga, que são ricas em frutose, devem ser evitadas durante o período noturno! No lugar dessas frutas, você pode incluir o abacaxi, melão e kiwi, por exemplo, que são frutas naturalmente mais frescas e igualmente saborosas.
*Matéria escrita por Thyago Murad e revisada clinicamente pela nutricionista Dra. Márcia França.