Dieta do ovo: saiba os riscos e benefícios da dieta que ajudou Fábio Assunção a perder 10 kg

Saiba os riscos e benefícios sobre a dieta do ovo, regime seguido por Fábio Assunção para emagrecer!

FacebookTwitterWhatsApp

Nisha Dutta / iStock
Nisha Dutta / iStock

As celebridades muitas vezes acabam virando notícia por aparecerem com transformações corporais notáveis, não é mesmo? Esse foi o caso do ator Fábio Assunção, que surpreendeu a internet ao emagrecer 10 kg para interpretar um personagem no cinema.

O astro seguiu à risca uma dieta a base da ingestão de apenas um alimento: o ovo. Ao longo de três meses, Assunção restringiu a sua alimentação ao máximo e fez a ingestão de apenas quatro ou cinco ovos por dia! 

O ovo é um alimento benéfico para a saúde e é tido como um superalimento pelo seu valor nutricional. Rico em proteínas, vitaminas e minerais que contribuem para a manutenção da saúde, o ovo se destaca por ser pouco calórico, tendo cerca de 75 calorias por unidade.

Mas será mesmo que uma dieta baseada na ingestão de ovo faz bem para a saúde? Fique conosco para entender quais os riscos e benefícios do regime.

Riscos e benefícios da dieta do ovo

A dieta do ovo é tida como uma variação da dieta cetogênica, ou seja, é um regime alimentar que tem como foco a redução drástica na ingestão de carboidratos. Essa dieta visa acostumar o corpo a começar a utilizar a gordura como fonte de energia, substituindo os carboidratos. 

O principal benefício que essa dieta pode proporcionar é um emagrecimento notável e a queima de gordura de forma eficaz. Seguir esse regime à risca pode garantir uma forma silhueta mais esbelta em tempo ágil, tal qual aconteceu com Fábio Assunção, que logrou emagrecer 10 quilos em apenas três meses.

Entretanto, o regime também apresenta riscos para a saúde! Assim como qualquer dieta restritiva, a dieta do ovo não deve ser feita de forma leviana. Essa rotina alimentar não é apropriada nem recomendada para todas as pessoas.

Aqueles que possuem condições de saúde como diabetes e problemas renais necessitam ter atenção ao aderir a esse regime, uma vez que essa dieta pode acarretar o agravamento dos quadros citados se for feita sem o devido acompanhamento profissional.


* Texto escrito por Thyago Murad e revisado clinicamente pela nutricionista Drª Márcia França.