Pepino: 4 benefícios que vão te impressionar

Saiba quais são os principais benefícios de você incluir o pepino na sua alimentação e entenda como esse vegetal pode ser benéfico para o organismo!

FacebookTwitterWhatsApp

jirkaejc / iStock
jirkaejc / iStock

Não é segredo para ninguém que os vegetais podem ser incluídos na dieta para assegurar uma alimentação balanceada e benefícios para o organismo, não é mesmo?

O pepino se destaca por possuir um sabor e textura peculiares, por ser versátil e muito benéfico para a saúde. Com um alto valor nutricional, o pepino conta com uma composição rica em vitaminas A, C, K e complexo B, minerais tal qual o potássio e o manganês. 

O vegetal também conta com fibras, o que contribui para o funcionamento intestinal e pode beneficiar até mesmo a pele. Fique conosco para saber quais outros benefícios esse vegetal pode proporcionar!

4 benefícios do pepino

4. Diminui a pressão

O pepino é um vegetal rico em água, magnésio e potássio, nutrientes que contribuem para a  diminuição da pressão arterial. O vegetal facilita a eliminação do excesso de sódio através da excreção da urina e promove o relaxamento das artérias, contribuindo para a prevenção da hipertensão.

3. Controla o diabetes

Como mencionamos, o pepino é rico em fibras e conta com um baixo índice glicêmico, o que faz com que ele seja um contribuinte na hora de controlar os níveis de açúcar no sangue. Além disso, contém cucurbita, um composto que estimula a produção de insulina, ajudando a regular a glicose no corpo e contribuindo para a prevenção e controle da diabetes.

2. Previne o câncer

O pepino é rico em antioxidantes e nutrientes, como as cucurbitacinas, tal qual citamos acima. Isso confere ao vegetal propriedades anticancerígenas e antiproliferativas, ajudando a inibir o desenvolvimento de células cancerosas e pré-cancerosas.

1. Ajuda no emagrecimento

Um alimento de baixo teor calórico e sendo rico em água e fibras, o pepino proporciona sensação de saciedade prolongada. Isso faz do alimento um aliado do controle do apetite e por conta disso, é uma opção recomendada para dietas voltadas à perda de peso.