Estresse térmico: saiba o efeito das altas temperaturas no corpo

Saiba o que acontece com seu corpo por causa das mudanças de temperatura e o que é estresse térmico!

FacebookTwitterWhatsApp

LENblR / iStock
LENblR / iStock

As mudanças de temperatura são cada vez mais frequentes e ao longo de setembro, por exemplo, tivemos recorde de temperatura para o nono mês do ano devido à chegada de uma onda de calor.

Por conta disso, fomos submetidos a dias quentes, que fizeram com que milhares de pessoas fossem submetidas ao que chamamos de estresse térmico! Essa condição têm como principal característica o aumento da temperatura corporal devido a fatores externos, o que eleva o calor do corpo acima de 36,5 °C.

Segundo estudo divulgado pelo Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa/UFRJ), mais de 38 milhões de brasileiros são expostos ao estresse térmico e têm o funcionamento dos seus organismos comprometido.

Em épocas de onda de calor e no verão, por exemplo, os riscos de passar por estresse térmico aumentam de forma significativa. O especialista Pedro Chocair, do Hospital Alemão Oswaldo, explica em entrevista à CNN: “O excesso de calor provoca sudorese intensa, dilatação dos vasos periféricos, queda da pressão arterial e suas consequências”.

O especialista ainda aponta que os riscos são mais acentuados para idosos e pessoas com doenças renais, uma vez que o calor aumenta a sudorese e a perda de líquidos, aumentando as chances de desidratação e reduzindo as funções renais.

Alguns dos principais sinais e sintomas que você está passando por estresse térmico são: fadiga, dores de cabeça, confusão mental, tonturas e alterações no ciclo de sono. Também em entrevista à CNN, Renata Libonati, coordenadora da pesquisa feita pela UFRJ, declarou: “O estresse térmico tem relação direta com problemas de saúde. Pode variar desde uma dor de cabeça ou cansaço até situações mais graves. A quem já é acometido de condições médicas pré-existentes, principalmente cardiovasculares, tem que ficar atento porque, em níveis extremos, pode até levar a óbito”.

Os especialistas apontam que algumas das principais maneiras de você se prevenir dos danos que o estresse térmico pode trazer para a saúde é através da hidratação corporal. Além de beber bastante água, investir em uma dieta apropriada também pode contribuir para manter o corpo devidamente hidratado.