Conheça todos os benefícios do ovo e saiba o porquê desse alimento ser considerado extremamente benéfico para a saúde!
Se engana quem pensa que o ovo é apenas um alimento gostoso, barato e extremamente popular nas mesas de milhares de famílias Brasil afora. Esse alimento é considerado por muitos profissionais da área da saúde como um superalimento, sabia?
Um dos diferenciais do ovo é o fato de que ele pode ser consumido de uma grande variedade de formas. Seja como ingrediente de salgados, doces, e uma imensa variedade de receitas, ou até mesmo consumido frito ou cozido. Há quem goste até de preparar bebidas com ovo.
Os nutricionistas apontam que o ovo é um alimento que pode ser consumido diariamente e assegurar uma série de benefícios para a saúde, por isso ele é considerado um “superalimento”. Quer entender o porquê disso? Vamos te explicar.
Postagens relacionadas
Veja abaixo alguns dos principais benefícios que consumir ovos pode trazer para a sua saúde.
De acordo com estudos feitos pela Universidade Estadual da Flórida, nos Estados Unidos, consumir ovos pode auxiliar a controlar os níveis de açúcar no sangue de quem tem diabetes tipo 2. Se consumido em jejum, o alimento pode ajudar. Entretanto, é necessário ter atenção no consumo, fazê-lo de forma moderada e sob os cuidados de um médico especialista.
O ovo é considerado um “superalimento” por ser muito nutritivo e possuir uma série de componentes que fazem muito bem para a saúde! Na composição, é possível encontrar vitaminas A, D e B12, bem como proteínas e gorduras saudáveis, o que proporciona sensação de saciedade.
Dentre o grande arsenal de nutrientes presentes nos ovos, dois deles contribuem diretamente para a manutenção da saúde ocular: a luteína e a zeaxantina, que são abundantes na retina. Consumir ovos pode ajudar a reduzir as chances de desenvolver catarata, por exemplo.
Segundo estudos divulgados no site The American Journal of Clinical Nutrition, o consumo de ovo pode melhorar o desempenho cerebral e diminuir as chances do desenvolvimento de demência. Isso se dá por conta da presença da colina, um nutriente presente na gema do ovo, e que é fundamental para o desenvolvimento da região cerebral responsável pela memória.