Dieta rica em fibras e proteínas é o segredo para perder peso, aponta estudo

Universidade americana aponta que uma dieta rica em fibras e proteínas pode ser a chave para perder peso, saiba tudo sobre isso!

FacebookTwitterWhatsApp

marilyna / iStock
marilyna / iStock

Você está em busca de perder peso e já não sabe mais a quem recorrer? Talvez apostar em uma dieta rica em fibras e proteínas seja a chave para o seu emagrecimento. Isso é o que aponta estudo de universidade estadunidense.

O emagrecimento está entre os maiores objetivos de muita gente que se encontra acima do peso, entretanto, nem sempre o processo de perda de peso é fácil ou simples. A alimentação é sempre uma questão polêmica, em especial quando se visa dar adeus ao excesso de peso sem abrir mão da saúde.

Entretanto, um estudo feito pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, aponta para uma nova possibilidade que aborda o emagrecimento de forma distinta. Na pesquisa, as proteínas e as fibras são elencadas como as substâncias protagonistas para o emagrecimento bem sucedido.

O experimento acompanhou participantes ao longo de 25 meses e conseguiu identificar os fatores determinantes para a perda de peso. Ao longo desse período, os pacientes com maior ingestão de fibras e proteínas apresentaram mais resultados de emagrecimento.

Esses nutrientes são imprescindíveis para a manutenção muscular, para o bom funcionamento intestinal e para garantir uma maior sensação de saciedade ao longo do dia, o que auxilia a controlar o apetite.

A pesquisa utilizou um método de plano alimentar chamado de  iDip, que visa auxiliar os pacientes a criarem os seus próprios planos alimentares. No fim do período de testes, 41% dos participantes que seguiram uma dieta rica em fibras e proteínas conseguiram perder 12,9% do peso corporal. 

Mindy H. Lee, a primeira autora do estudo feito na Universidade norte-americana aponta: "A pesquisa sugere que a combinação de proteínas e fibras é essencial para otimizar a segurança e a eficácia das dietas para perda de peso".

Algumas das conclusões do estudo foram as de que os participantes perderam peso devido à redução da gordura, preservando a massa muscular. Também foi observada uma redução na circunferência abdominal, e os especialistas observaram que pacientes com depressão perderam menos peso.


* Texto escrito por Thyago Murad e revisado clinicamente pela nutricionista Drª Márcia França.