Chá de erva cidreira: conheça 3 benefícios e aprenda a fazer

Confira os principais benefícios do chá de erva cidreira e aprenda a fazer essa infusão deliciosa e benéfica para a saúde!

FacebookTwitterWhatsApp

Veliavik / iStock
Veliavik / iStock

Você provavelmente já ouviu de pessoas mais velhas a recomendação de tomar chá de erva cidreira para dormir melhor, não é mesmo? Essa infusão não beneficia apenas o sono, mas também apresenta uma série de outras qualidades positivas para a saúde.

Os chás e infusões podem ser remédios naturais eficazes e são utilizados para uma imensa variedade de questões, desde diminuir o colesterol ruim, quanto para controlar os níveis de açúcar no sangue e até mesmo reduzir a gordura no fígado.

Saiba de quais outras maneiras o chá de erva cidreira pode contribuir para o seu bem-estar!

3 benefícios do chá de erva cidreira

3. Combate os sintomas da TPM

A infusão feita a partir da erva cidreira contém compostos fenólicos, como o ácido rosmarínico, que ajudam a reduzir os sintomas da TPM. Isso contribui para aliviar o nervosismo, irritabilidade e ansiedade rotineiras durante esse período.

2. Alivia problemas gastrointestinais

Possuidora do óleo essencial citral em sua composição, a erva cidreira oferece propriedades antiespasmódicas e carminativas, ajudando a reduzir a produção de substâncias que intensificam as contrações do intestino. Isso contribui para o alívio das cólicas e também na diminuição da formação de gases no trato digestivo.

1. Melhora os sintomas de dor de cabeça

Devido à presença de ácido rosmarínico, a infusão conta com propriedades analgésicas, relaxantes e anti-inflamatórias que ajudam a relaxar os músculos e a aliviar a tensão dos vasos sanguíneos, proporcionando um efeito calmante que pode reduzir as dores de cabeça.

Aprenda a fazer chá de erva cidreira

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas de erva cidreira
  • 1 xícara de água quente

Modo de preparo:

Coloque as folhas de erva-cidreira na água quente, tampe e deixe em infusão por alguns minutos. Em seguida, coe e consuma de 3 a 4 xícaras do chá ao longo do dia.