Entenda se quem é diabético pode comer uva ou se a inclusão dessa fruta na alimentação de quem tem a doença pode ser prejudicial!
Não é segredo para ninguém que pessoas que sofrem com o diabetes devem manter uma alimentação bastante controlada, não é mesmo? Os diabéticos precisam redobrar a atenção com o que incluem na sua dieta a fim de manter a doença sob controle.
As frutas, apesar de serem muito benéficas, podem acabar contribuindo negativamente para o aumento dos índices de açúcar no sangue. Há alguns frutos que são extremamente benéficos até mesmo para quem tem diabetes, tal qual o mamão.
Mas e as uvas? Bem, essas frutas são bastante saborosas e acabam sendo um snack delicioso, se destacando por poderem ser usadas no preparo de saladas, sucos e até mesmo de sobremesas.
Postagens relacionadas
As uvas contam com um valor nutricional incrível! Ricas em vitamina C, antioxidantes e minerais como o ferro, o magnésio e o fósforo, essa fruta pode oferecer muitos benefícios quando incluída na dieta de forma regular.
Mas no caso de quem é diabético, será que a uva pode mesmo fazer bem? A resposta é que depende. Por um lado, as uvas são frutas que possuem fibras em sua composição. Todos os alimentos que contam com fibras em abundância podem contribuir positivamente para controlar os níveis de açúcar no sangue.
As fibras diminuem a velocidade com a qual o açúcar é absorvido pelo organismo ajudando a controlar os picos de glicose. Outras frutas que podem ser consumidas para garantir esse efeito são a laranja e a manga.
Entretanto, apesar de serem ricas em fibras, as uvas não são apenas benéficas para os diabéticos! Essa fruta é rica em açúcares naturais como a sacarose, que embora presentes em baixo nível, podem representar riscos para quem tem diabetes se o consumo da fruta for feito em excesso.
Logo, diabéticos podem sim comer uva, desde que esse consumo seja feito de forma moderada! É imprescindível contar com o acompanhamento profissional para que o seu nutricionista consiga indicar uma dieta balanceada e evitar problemas em decorrência do excesso de açúcar no sangue.