4 alimentos proibidos para quem tem diverticulite

Conheça os alimentos que são proibidos para quem tem diverticulite se você deseja evitar as crises de inflamação intestinal!

FacebookTwitterWhatsApp

Deagreez / iStock
Deagreez / iStock

A diverticulite é uma condição chata e que acomete uma série de pessoas! Se você foi diagnosticado com diverticulite e está na dúvida do que pode ou não incluir na sua dieta, vamos te ajudar.

Entender o que você pode ou não ingerir pode acabar sendo fundamental para evitar agravar a crise e sofrer com os sintomas da diverticulite, agravando o seu quadro. Essa condição, afinal, se trata de uma inflamação dos divertículos que são as “bolsas” que podem nas paredes do intestino grosso.

Alguns dos principais sintomas da diverticulite são dores abdominais, febre, calafrios e mudança no ritmo de funcionamento do intestino! Por conta disso, é imprescindível evitar a ingestão de alguns tipos de alimentos para garantir que você não sofra com esses sintomas. 

Continue conosco para descobrir quais alimentos você deve evitar se está sofrendo uma crise de diverticulite.

4 alimentos proibidos para quem tem diverticulite

Esses alimentos abaixo devem ser evitados por quem está sofrendo com uma crise de diverticulite! Para prevenir a inflamação dos divertículos, dê prioridades à ingestão de fibras e alimentos que contribuam para o bom funcionamento intestinal a fim de evitar inflamar as bolsas do intestino grosso.

4. Bebidas alcoólicas

O álcool pode acabar irritando as paredes intestinais, o que pode desencadear crises bastante incômodas da diverticulite. Portanto, evite bebidas com álcool para garantir que vai manter esses sintomas longe.

3. Cafeína

Bebidas que possuem cafeína podem acabar inflamando ainda mais os divertículos, logo, refrigerantes, energéticos com cafeína e o próprio café devem ser evitados. Se for consumir café, por exemplo, se certifique que seja uma versão descafeinada da bebida.

2. Pimenta

Os alimentos picantes e as especiarias do mesmo tipo devem ser evitados! A pimenta também pode deixar o intestino sensível e acabar causando irritações no cólon e deflagrando crises de diverticulite.

1. Alimentos embutidos

Os embutidos são grandes vilões da saúde e do bem-estar! Evite alimentos processados como linguiça, mortadela, salsicha e salame. As carnes processadas tem uma digestão complicada e podem causar irritação na região intestinal, podendo ser o estopim de uma crise de diverticulite. 

É imprescindível contar com o apoio médico para montar uma dieta específica que você possa ingerir durante os dias de crise de diverticulite, bem como mudar os hábitos alimentares para evitar desenvolver a inflamação nas bolsas do intestino.


Fontes: