Fibras: entenda o que são e porquê são tão importantes

Saiba quais são os tipos de fibras e o motivo pelo qual essa substância é considerada essencial para o bom funcionamento do corpo!

FacebookTwitterWhatsApp

Entenda as diferenças entre os tipos de fibra e qual a importância de incluir essa substância na sua dieta. - simonidadjordjevic / iStock
Entenda as diferenças entre os tipos de fibra e qual a importância de incluir essa substância na sua dieta. - simonidadjordjevic / iStock

Você provavelmente já ouviu falar que as fibras são extremamente importantes para a saúde, não é mesmo? Essas substâncias desempenham um papel fundamental para o bem-estar e uma dieta rica delas pode fazer toda a diferença.

Seja para quem deseja controlar o apetite e garantir uma sensação de saciedade prolongada, garantindo sucesso no emagrecimento. Ou para quem deseja melhorar o funcionamento do intestino e dar adeus de vez à prisão de ventre, as fibras são essenciais.

Quer entender quais os tipos de fibra e qual a influência que elas exercem sobre a sua saúde? Vamos te explicar.

Conheça os tipos de fibra e porquê elas são importantes

As fibras são extremamente importantes e devem estar presentes em qualquer dieta balanceada! Essas substâncias não possuem valor calórico, não são digeridas pelo organismo e são diretamente eliminadas através das fezes.

A ingestão das fibras pode beneficiar a saúde de diversas formas. Quais os principais tipos de fibra? Bem, há dois: as solúveis e as insolúveis.

  • Fibras solúveis: Essas se dissolvem em água e podem auxiliar a reduzir os níveis de colesterol ruim, bem como a controlar o açúcar no sangue. 
  • Fibras insolúveis: Como o nome sugere, não se dissolvem na água e contribuem diretamente para o funcionamento do intestino.

Incluir as fibras na sua alimentação pode proporcionar uma série de benefícios,como a prevenção de inflamação intestinal, controle do diabetes, prevenção da absorção excessiva de gordura e glicose pelo intestino, cultivo de uma flora intestinal mais saudável.

É possível incluir fibras na sua alimentação de uma grande variedade de formas! Há muitos alimentos que possuem essa substância em abundância. Vamos citar alguns exemplos abaixo:

  • Legumes
  • Hortaliças
  • Vegetais
  • Aveia
  • Frutas
  • Cereais
  • Oleaginosas (castanhas)

Em entrevista ao Escolas do Bem, a nutricionista Jaqueline Mathias pontua: “Para ser considerado fonte de fibras, o alimento deve ter pelo menos 2,5g por porção”. Portanto, é necessário ter atenção na hora de montar o prato para garantir que você esteja consumindo fibras o suficiente.


Fontes: