O que é ciclar? Prática adotada por famosos e que viralizou na internet

Saiba o que é ciclar, a prática que as celebridades e adeptos da musculação começaram a aderir e viralizou na internet!

FacebookTwitterWhatsApp

Prostock-Studio / iStock
Prostock-Studio / iStock

Não é nada incomum encontrar famosos adeptos à prática de atividades físicas, não é mesmo? Ao longo dos últimos anos, muitas estrelas se renderam a um estilo de vida fitness, como o apresentador Marcos Mion.

Incluir atividades físicas na sua rotina, juntamente com uma dieta adequada, pode ser a resposta para atingir um corpo saudável e ter uma boa saúde. Entre os frequentadores mais ferrenhos das academias, há alguns hábitos e práticas que prometem auxiliar a chegar no corpo desejado.

Uma dessas práticas é o ato de “ciclar”! Mas afinal, o que significa isso? Continue conosco para descobrir.

O que é ciclar?

O termo “ciclar” vem se popularizando de forma rápida nas redes sociais. A prática consiste no uso de substâncias para obter resultados mais rapidamente na academia. Em entrevista ao Correio Braziliense, o educador físico Gustavo Viana explica: "Ciclar é utilizar substâncias, em quase todos os casos anabolizantes, dentro de algum protocolo, por um período específico de tempo seguido de períodos de não uso das substâncias".

As substâncias são utilizadas de forma controlada e alternada, “ciclando” entre períodos nos quais se faz a utilização, e momentos de pausa. Muita gente acaba aderindo a essa prática por acreditar que não possui riscos, entretanto, Gustavo alerta para possíveis riscos.

"Existe risco de efeitos colaterais das drogas, entre eles alteração do perfil lipídico sanguíneo, aumento da pressão sanguínea, tumores no fígado e pâncreas, acne severa", explica o profissional.

O especialista aponta ainda que os riscos crescem exponencialmente quando os anabolizantes são de origem ilegal e clandestina! Portanto, é imprescindível ter paciência e não apelar para o uso de anabolizantes a fim de obter resultados mais rápidos na academia.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia desencoraja totalmente o uso de anabolizantes e alerta para as sequelas que podem ser deixadas por essa prática, que podem chegar a ser irreversíveis. Uma das consequências mais comuns é o engrossamento das cordas vocais, causando alterações permanentes na voz.