Entenda tudo sobre o estudo que revela que se exercitar ajuda a acumular gordura de forma saudável e contribui para a prevenção de doenças graves!
Que os exercícios físicos podem ser grandes contribuintes para quem deseja levar uma vida mais saudável e um estilo de vida harmônico, não é novidade para ninguém. Mas você acreditaria se nós te contássemos que se exercitar pode ajudar a acumular gordura de forma saudável?
Além de queimar e eliminar as gorduras ruins, incluir atividades físicas em sua rotina diária pode contribuir para tornar o ganho de tecido adiposo algo positivo, segundo uma nova pesquisa. Continue conosco para entender como!
Os pesquisadores da escola de cinesiologia da Universidade de Michigan compararam a gordura localizada logo abaixo da pele de dois grupos compostos por 16 pessoas com obesidade. Um dos grupos realizava atividades físicas pelo menos quatro vezes por semana há dois anos, enquanto o outro não se exercitava de forma regular.
Postagens relacionadas
Os pacientes que tinham uma rotina frequente de atividades físicas apresentaram células com uma maior capacidade de armazenamento de gordura, assim como uma maior quantidade de vasos sanguíneos e proteínas. Outra característica observada do grupo de pessoas que se exercitavam era uma menor quantidade de células inflamatórias no organismo.
“Se tivermos uma maior capacidade de armazenar isso (a gordura) no nosso tecido adiposo, menos irá para o fígado, menos irá para o coração, menos irá para todos esses outros lugares que, em excesso, podem ser realmente problemáticos”, afirma o pesquisador líder do ensaio científico, Jeffrey Horowitz.
O tecido adiposo, ou a gordura, têm uma importância vital para o funcionamento do nosso organismo! Embora tenhamos a tendência a atribuir a gordura a algo ruim, Horowitz explica: “Na verdade, ele (o tecido adiposo) é um importante reservatório da nossa energia extra”.
Os pesquisadores ainda destacam que a conclusão da pesquisa é que, de maneira geral, praticar exercícios físicos contribui para uma maior capacidade de armazenamento do tecido adiposo a fim de preservar órgãos como o coração e o fígado em caso de um eventual ganho de peso e acúmulo de gordura.