4 melhores exercícios físicos para fazer durante a gravidez

Conheça os melhores exercícios físicos para você praticar durante a gravidez e se manter ativa nesse momento especial.

FacebookTwitterWhatsApp

nensuria / iStock
nensuria / iStock

Se engana quem pensa que gestantes não podem praticar atividades físicas durante o período da gestação! A prática de exercícios físicos pode beneficiar a saúde da grávida e acabar contribuindo para a saúde da mãe e do bebê.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta que para as grávidas é ideal que sejam feitos pelo menos 150 minutos de atividade física por semana. É claro que se tratando de gestantes, a intensidade deve ser moderada.

Desde que haja a aprovação médica e que os exercícios sejam feitos com acompanhamento profissional, é possível apostar tanto na prática de exercícios aeróbicos, quanto nos de fortalecimento muscular. Continue conosco e veja algumas das melhores opções de atividades físicas para as grávidas fazerem.

4 exercícios físicos para fazer durante a gravidez

4. Hidroginástica

Essa prática é recomendada até para mulheres que eram sedentárias antes da gravidez e pode ser praticada durante todos os 9 meses de gestação. A Hidroginástica contribui para aliviar as dores nos pés e na região lombar, além de reduzir o inchaço nas pernas.

3. Bicicleta ergométrica

Essa prática aeróbica pode ser benéfica se feita em ritmo moderado! O uso da bicicleta ergométrica é recomendado para ser praticado ao longo dos dois primeiros trimestres da gravidez. É importante monitorar a frequência cardíaca, garantindo que não ultrapasse 140 bpm, e observar se a sudorese é excessiva.

2. Pilates

Ideal tanto para gestantes, quanto para idosos, o pilates pode ser benéfico para melhorar a respiração, a frequência cardíaca e melhorar a flexibilidade. O pilates também fortalece os músculos e contribui para a postura. Pode ser praticado 2 ou 3 vezes por semana.

1. Caminhada

Tida como uma das práticas mais recomendadas para quem visa emagrecer, segundo Harvard, a caminhada é um exercício de intensidade baixa a moderada e pode ser praticada de forma segura.