O que acontece no seu corpo se você estiver com deficiência de vitamina D?

Saiba tudo sobre o que acontece e quais as consequências para o corpo quando se está com deficiência de vitamina D!

FacebookTwitterWhatsApp

Helin Loik-Tomson / iStock
Helin Loik-Tomson / iStock

Não é nada incomum se deparar com alguém que esteja fazendo suplementação de vitamina D, afinal, a deficiência desse nutriente é tida como um problema de saúde global.

Conhecida pela sua fonte de obtenção mais comum, que é a exposição ao sol, a vitamina D é um hormônio que é produzido pelo corpo humano em baixa quantidade. Essa substância é fundamental para o bom funcionamento do organismo!

Algumas das funções desempenhadas pela vitamina D no corpo são a sua contribuição para a saúde dos ossos, uma vez que a substância garante a concentração de cálcio na estrutura óssea corporal, bem como para o bom funcionamento do coração e prevenção de doenças cardiovasculares,  como a hipertensão.

O nutriente também está muito ligado ao sistema imunológico, auxiliando a combater doenças autoimunes e fortalecendo o corpo contra gripes, resfriados, vírus e bactérias. Apesar de fundamental para o bem-estar, os números de baixa da vitamina são alarmantes!

Pesquisas apontam que, no mundo todo, cerca de um bilhão de pessoas possuem deficiência de vitamina D, enquanto no Brasil, os números chegam a 30% da população. 

As consequências da deficiência de vitamina D para o corpo podem não ser sentidas em um primeiro momento, mas podem chegar a ser bem graves a longo prazo. Algumas das coisas que podem acontecer são:

  • Mineralização óssea
  • Dores musculares e nas articulações
  • Deformidades ósseas
  • Fraqueza
  • Desequilibrio hormonal

Em crianças, a baixa de vitamina D pode chegar a prejudicar de forma direta o desenvolvimento e crescimento! Entretanto, quem precisa ficar de olho nos níveis de vitamina D são os adultos sedentários, idosos, gestantes e pessoas com condições crônicas como osteoporose, diabetes, doenças renais crônicas e tumores.

É imprescindível contar com acompanhamento clínico a fim de evitar problemas de saúde que possam ser acarretados pela baixa dessa vitamina, combatendo a deficiência de vitamina D com suplementação.


* Texto escrito por Thyago Murad e revisado clinicamente pela nutricionista Drª Márcia França.