3 exercícios para melhorar a flexibilidade

Conheça os melhores exercícios para melhorar a flexibilidade para você começar a praticar hoje e melhorar o seu condicionamento físico!

FacebookTwitterWhatsApp

Harbucks / iStock
Harbucks / iStock

Se engana quem pensa que apenas os exercícios de força são benéficos para a saúde! Muito além da musculação, se exercitar vai muito além daquelas práticas que visam a hipertrofia muscular.

Investir na inclusão de alongamentos e exercícios que trabalham a flexibilidade também pode ser bastante benéfico para o corpo, uma vez que essas práticas trabalham a resistência, melhoram o desempenho durante os exercícios aeróbicos e de força, contribuindo também para evitar lesões.

Fique conosco para saber quais são os melhores exercícios para você incluir na sua rotina de treinos e assegurar uma boa flexibilidade e condicionamento físico!

3 exercícios para melhorar a flexibilidade

Um treino focado em melhorar a flexibilidade consiste em praticar movimentos que alongam a musculatura, o que proporciona amplitude nos movimentos e reduz de forma significativa o risco de lesões durante outras práticas esportivas.

3. Agachamento profundo

Essa prática é excelente para aprimorar a mobilidade dos quadris e tornozelos, fortalecer os músculos das pernas e do core, o que também trabalha o abdômen. Além disso, o exercício aumenta a força, integrando flexibilidade, mobilidade e força corporal. Para executar o movimento:  Fique em pé com os pés na largura dos ombros, em seguida, agache o mais baixo possível, mantendo os calcanhares no chão e o peito elevado. Mantenha a posição por alguns segundos e, em seguida, volte à posição inicial.

2. Flexão de ombros

O exercício de flexão de ombro fortalece a musculatura dos ombros e também beneficia a região das costas, além de ajudar na estabilização e suporte, corrigindo desequilíbrios musculares. Esse exercício também oferece benefícios para a flexibilidade e mobilidade! Para uma boa execução: Fique em pé com os braços estendidos acima da cabeça, então, mova os braços para trás, mantendo-os retos. Segure a posição por alguns segundos e, em seguida, volte à posição inicial.

1. Alongamento estático

Um dos movimentos mais práticos quando pensamos em exercícios que trabalham a flexibilidade, o alongamento estático consiste em manter uma posição fixa por vários segundos para alongar músculos e tendões. Esse tipo de exercício ajuda a reduzir impactos e melhora a flexibilidade! Para executar o exercício: Alongue os seus membros e mantenha a posição por pelo menos 20 segundos. Evite forçar os seus membros além do seu limite natural de movimento e execute cada alongamento de 2 a 4 vezes.