Aquecimento ou alongamento? Entenda a diferença

Entenda quais são as principais diferenças entre essas duas práticas, quando fazê-las e se você deve fazer aquecimento ou alongamento!

FacebookTwitterWhatsApp

Georgiy Datsenko / iStock
Georgiy Datsenko / iStock

O alongamento e o aquecimento são práticas extremamente importantes para a prevenção de lesões durante práticas esportivas! Mas afinal, qual é a diferença entre essas duas práticas? Fique conosco, vamos te contar.

É importante entender o momento e a maneira correta de executar essas práticas para garantir que você possa se beneficiar tanto do aquecimento, quanto do alongamento! Muita gente pode achar que essas práticas se tratam da mesma coisa, mas os profissionais explicam que elas são distintas.

Para entender qual o momento apropriado para se aquecer e se alongar e entender as principais diferenças dessas duas atividades, fique conosco!

Qual a diferença entre aquecimento e alongamento?

Em entrevista ao Globo Esporte, Gabriela Bahía, profissional de Educação física, explica que o aquecimento prepara o corpo para a prática esportiva, portanto, deve ser feito antes do seu esporte. Já o alongamento é indicado para ser realizado após o exercício, uma vez que pode auxiliar a relaxar o corpo depois do esforço feito durante a atividade física.

A especialista pontua que exercícios de alongamento também podem ser feitos durante o aquecimento! 

Saiba o que é o aquecimento

O aquecimento é uma prática que prepara o seu corpo para a execução da atividade física! Ele ajuda a melhorar a circulação sanguínea e na vasodilatação, aumentando a frequência cardíaca e preparando o corpo para se movimentar.

Essa prática diminui o risco de lesões corporais, bem como pode acarretar em um melhor desempenho da sua prática esportiva favorita pois prepara a musculatura para o esforço que virá a seguir.

Entenda o que é o alongamento

O alongamento usualmente é dividido em duas categorias, o dinâmico e o estático! Ambas as práticas são benéficas para o corpo e podem ser indicadas para serem realizadas tanto antes, quanto depois do seu treino.

Alguns dos benefícios são o ganho de flexibilidade, bem como o preparo da musculatura para a realização de atividades físicas. Outro ponto benéfico é que caso feito após a atividade física, o alongamento pode ajudar a relaxar a musculatura.

Também há um tipo de alongamento chamado “alongamento passivo”, entretanto, esse tipo de prática só deve ser realizado com a ajuda e o apoio de um fisioterapeuta ou profissional de educação física.


Fontes: