Conheça algumas excelentes opções de alimentos funcionais que você não pode deixar de incluir na sua dieta!
A busca pelo bem-estar e por manter um corpo saudável são constantes, não é mesmo? Quando pensamos nesse assunto, a alimentação acaba tendo um papel protagonista. Fazer boas escolhas na hora das refeições impacta diretamente no funcionamento do organismo.
Os alimentos funcionais podem ser escolhas assertivas para serem incluídas na sua dieta! Mas você sabe o que eles são? São categorizados dessa maneira todos os alimentos que, além do valor nutricional bom para a saúde, também impactam o corpo de outras formas através de compostos bioativos.
Continue conosco para conhecer algumas das melhores opções de alimentos funcionais que você pode incluir na sua alimentação facilmente.
Postagens relacionadas
Essa especiaria é abundante em compostos bioativos, incluindo curcumina, demetoxicurcumina e bisdemetoxicurcumina, que oferecem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacterianas e moduladoras do sistema imunológico. A cúrcuma pode contribuir na prevenção de certos tipos de câncer, alivia dores de cabeça e articulares, ajuda a controlar o diabetes, previne doenças alérgicas e trata problemas de pele.
Um dos frutos mais presentes nas casas das famílias Brasil afora, o tomate é considerado um alimento funcional devido ao seu alto conteúdo de fibras, licopeno e flavonóides, que são bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Os efeitos que o consumo do tomate pode proporcionar são a prevenção do câncer de próstata, assim como melhora na saúde da pele, dos olhos e dos cabelos.
A uva é classificada como uma fruta benéfica para a saúde! Especialmente a variação roxa do fruto, é tida como um alimento funcional devido à sua riqueza em taninos, catequinas, resveratrol e antocianinas, compostos bioativos que oferecem proteção cardiovascular, propriedades antioxidantes e efeitos anti-inflamatórios. A fruta contribui para fortalecer o sistema imunológico, acelera o processo de cicatrização, combate o envelhecimento prematuro, ajuda a prevenir alguns tipos de câncer.
Essa infusão é classificada como funcional devido à presença de catequinas, flavonoides e cafeína, que são bioativos com efeitos termogênicos, antioxidantes e anti-inflamatórios. O chá verde é benéfico e pode ajudar a contribuir para ajuda a perda de peso, regula os níveis de glicose no sangue, controla a pressão arterial, melhora a memória e reduz o risco de doenças cardíacas, além de reduzir a gordura no fígado.