Grão de bico: 4 benefícios que vão te surpreender

Conheça os principais benefício do grão de bico e como essa leguminosa pode contribuir positivamente para a sua saúde!

FacebookTwitterWhatsApp

Esin Deniz / iStock
Esin Deniz / iStock

Incluir legumes na sua rotina alimentar pode proporcionar inúmeros benefícios! Manter uma alimentação balanceada, natural e livre de alimentos processados ou inflamatórios pode beneficiar o corpo de muitas formas. 

Quando se trata de legumes, o grão de bico acaba se destacando bastante! Grande aliado de quem não come carne, essa leguminosa é rica em proteínas e pode auxiliar a manter a saúde corporal devido ao seu valor nutricional.

Na sua composição, o grão de bico conta com vitamina C, ferro, vitamina D, manganês e magnésio, além de ser uma fonte rica de proteínas. Fique conosco para saber de quais formas esse alimento ajuda na manutenção da sua saúde!

4 benefícios do grão de bico que vão te surpreender

4. Contribui para o funcionamento intestinal

Essa leguminosa é uma excelente fonte de fibras solúveis, que auxiliam no bom funcionamento intestinal ao aumentar a absorção de água nas fezes, tornando-as mais macias e ajudando a aliviar a constipação. Além disso, ele contém amido resistente, um carboidrato que não é digerido pelo corpo e funciona de forma semelhante às fibras. Esse amido alimenta as bactérias benéficas do intestino, contribuindo para a prevenção de problemas como infecções intestinais, diarreia e constipação.

3. Equilibrar a glicose

O grão-de-bico é abundante em fibras, que retardam a absorção dos carboidratos e ajudam a manter os níveis de glicose no sangue estáveis. Isso contribui para prevenir a resistência à insulina e o desenvolvimento de diabetes.

2. Melhora a imunidade

Uma boa fonte de zinco e vitamina E, nutrientes que ambos com propriedades antioxidantes que reforçam o sistema imunológico. Esses nutrientes auxiliam na recuperação de feridas e ajudam a prevenir e combater gripes, alergias e resfriados.

1. Diminui o colesterol

Graças ao alto teor de fibras contidos em sua composição, o grão-de-bico reduz a absorção de gorduras no intestino, ajudando a regular os níveis de colesterol no sangue. Isso contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, como aterosclerose e infarto.


* Texto escrito por Thyago Murad e revisado clinicamente pela nutricionista Drª Márcia França.