Estudo aponta melhor dieta para perder peso do que a mediterrânea

Conheça a dieta que promete ser ainda mais eficaz no emagrecimento do que o regime mediterrâneo, segundo pesquisadores!

FacebookTwitterWhatsApp

Moon Safari / iStock
Moon Safari / iStock

Que a dieta mediterrânea está entre as mais famosas do mundo para assegurar a perda de peso, não é novidade para ninguém. Mas você acreditaria se nós te contássemos que há um novo regime alimentar que promete ser ainda mais eficaz que a dieta mediterrânea na perda de peso?

Isso é o que afirma um estudo publicado no periódico Frontier’s Nutrition, que aponta uma nova dieta como uma aposta certeira para emagrecer. A publicação ainda destaca que esse regime alimentar promete diminuir a inflamação corporal de forma ainda mais eficaz que a dieta mediterrânea.

A rotina alimentar se trata de uma dieta vegana, com baixo teor de gordura. Para chegar aos resultados, a pesquisa teve como pacientes 62 pessoas adultas com sobrepeso que seguiam a dieta mediterrânea anteriormente. Os testes foram conduzidos ao longo de 16 semanas.

Ao fim desse período de testes, a pesquisa comprovou que a dieta vegana foi capaz de reduzir em 73% os compostos inflamatórios prejudiciais à saúde, que são conhecidos como AGE (produtos finais de glicação avançada), e promoveu uma redução de peso média de 6 quilos. 

Com baixo teor de gordura, a dieta vegana utilizada para chegar à esses resultados se baseia em cortar a ingestão de laticínios e óleos, itens que são comuns no regime alimentar mediterrâneo. Por conta disso, essa dieta proporciona esses resultados expressivos na perda de peso e na diminuição dos AGE. 

O estudo conclui que, apesar da dieta vegana ser sim eficaz na perda de peso, esse não é o foco primário desse regime alimentar. Bem como a dieta mediterrânea, o propósito de se aderir a ambas as dietas deve ser o bem-estar físico, mental e manter o organismo saudável a fim de garantir longevidade.

É imprescindível ressaltar que antes de aderir a qualquer dieta, é necessário e recomendável buscar ajuda de profissionais. Contar com o acompanhamento de nutricionistas é essencial para determinar um plano alimentar personalizado para as necessidades particulares de cada um.


* Texto escrito por Thyago Murad e revisado clinicamente pela nutricionista Drª Márcia França.