Diabético pode comer mamão? Nutricionista responde

Entenda se quem é diabético pode comer mamão e quais os possíveis riscos ou benefícios que a fruta pode proporcionar!

FacebookTwitterWhatsApp

Entenda se a fruta pode ser consumida de forma segura por quem tem diabetes. - Ricky Herawan/iStock
Entenda se a fruta pode ser consumida de forma segura por quem tem diabetes. - Ricky Herawan/iStock

Se você foi diagnosticado com diabetes e está em busca de adequar a sua dieta para conseguir manter a sua saúde em dia, fique com a gente! O mamão é uma das frutas mais fáceis de encontrar na mesa de café da manhã dos brasileiros, mas será que quem é diabético pode comer mamão? Vamos ajudar você a descobrir.

Apesar de as frutas serem consideradas saudáveis de uma maneira geral, nem todos os frutos são recomendados para quem é diabético, sabia? Algumas frutas possuem alto valor calórico e um índice glicêmico alto, o que pode contribuir para o aumento dos níveis de açúcar no sangue.

Segundo publicação do site da rede de hospitais UNIMED, o mamão é uma fruta que possui um alto índice glicêmico e essa é uma das razões pelas quais a fruta é tão popular! Pelo seu gosto adocicado, o fruto é utilizado no preparo de sobremesas, saladas, sucos, smoothies e vitaminas.

Mas será que o mamão faz mal para quem tem diabetes?

O mamão pode ser consumido por diabéticos de forma segura! Portanto, não, o mamão não faz mal para quem é diabético e pode ser consumido. A chave aqui é o consumo moderado.

O mamão ainda pode oferecer uma série de nutrientes e benefícios para a saúde, tais como o fortalecimento do sistema imunológico, o retardamento do envelhecimento e a melhora do processo digestivo, podendo auxiliar no combate à prisão de ventre.

A dica ideal para consumir o mamão é comê-la acompanhada com oleaginosas, tais como a chia, nozes e sementes! Esses alimentos são ricos em gorduras boas, tais como o ômega 3 e em fibras.


* Texto escrito por Douglas Ferreira e revisado clinicamente pela nutricionista Drª Márcia França.


Fontes consultadas: