Mamão ajuda a controlar o intestino?

Descubra se o mamão pode ser seu aliado no controle do intestino e na promoção de uma digestão saudável

FacebookTwitterWhatsApp

O mamão é uma fruta deliciosa, acessível e repleta de benefícios. - Nungning20/iStock
O mamão é uma fruta deliciosa, acessível e repleta de benefícios. - Nungning20/iStock

Você provavelmente já ouviu falar que o mamão pode ser um grande aliado para o funcionamento do intestino. Essa fruta tropical, além de saborosa e nutritiva, é frequentemente recomendada para quem sofre com prisão de ventre e busca uma alimentação saudável e equilibrada. Mas será que o mamão realmente ajuda a controlar o intestino?

O mamão é uma das frutas mais populares do Brasil e pode ser facilmente encontrada em todas as épocas do ano por aqui. Mas além de ser acessível, essa fruta também possui propriedades incríveis para a saúde. 

Existem diversos tipos de mamão, no entanto, os mais populares são o mamão-formosa e mamão-papaia; ambos são pouco calóricos e podem ser incluídos facilmente na dieta, seja através do preparo de sobremesas, sucos, smoothies, vitaminas e até mesmo saladas.

Famoso por ser benéfico para o processo digestivo, bem como por poder proporcionar benefícios para o sistema imunológico, pele e até mesmo para a saúde do coração, o mamão pode e deve ser utilizado para quem busca controlar e melhorar a sua saúde intestinal. Essa fruta é rica em fibras e se destaca como uma das melhores opções entre as frutas que podem ser consumidas para auxiliar a regular o funcionamento intestinal e combater a prisão de ventre.

Além das fibras, outro ponto que influencia na ação do mamão sobre a digestão e o funcionamento intestinal é a presença da papaína na sua composição. De acordo com uma pesquisa publicada no BMC Complementary Medicine and Therapies, essa enzima age diretamente na digestão de proteínas, acelerando o processo de digestão e auxiliando na perda de gordura.

Portanto, sim, o mamão pode ajudar a regular o funcionamento intestinal e melhorar a saúde digestiva como um todo, sendo um grande aliado ao combate ao intestino preso quando adicionado a uma rotina de alimentação balanceada.


Fontes consultadas:


*Matéria escrita por Thyago Murad e revisada pela nutricionista Drª Márcia França.