Saiba quais são os principais benefícios da linhaça dourada e de quais maneiras essa semente pode contribuir para o seu bem-estar!
Se você é do tipo de pessoa que sempre busca incrementar a sua dieta de formas mais saudáveis, você não pode deixar de conhecer os benefícios da linhaça para o organismo. Essa semente é considerada pelos especialistas da saúde como um superalimento e surpreende pelo quão positiva pode ser para o corpo!
As sementes de linhaça possuem um valor nutricional grandioso, contando com vitaminas como a vitamina E, minerais como o magnésio e com o ômega 3, gordura boa que não é produzida pelo nosso corpo e pode contribuir para o bem-estar do organismo.
Existem dois tipos de linhaça, a marrom e a dourada e ambas oferecem propriedades benéficas, se diferenciando apenas em alguns pontos: a quantidade de gorduras, proteínas e carboidratos em suas devidas composições. Ficou curioso para conhecer mais sobre a linhaça dourada? Continua conosco.
Postagens relacionadas
A linhaça dourada conta com 37,5% de gordura, 23% de proteína e 30% de carboidrato, enquanto a marrom possui 24,5% de proteína, 38% de gordura e 28% de carboidratos. Além disso, as sementes possuem uma alta concentração de ômega 3.
Como citamos acima, a semente de linhaça é rica em ômega 3, ômega 6, selênio e vitamina E, substâncias que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Esses compostos ajudam a melhorar a saúde das artérias e a prevenir inflamações, contribuindo para a redução do risco de doenças como hipertensão, infarto e aterosclerose.
A semente de linhaça é uma excelente fonte de fibras, que ajudam a reduzir a absorção de gorduras dos alimentos no intestino e a limitar a produção de colesterol pelo fígado, contribuindo para a redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.
Devido à sua alta concentração de fibras, as sementes de linhaça retardam a absorção de açúcar dos alimentos, auxiliando no controle dos níveis de glicose no sangue e ajudando a prevenir resistência à insulina e diabetes.
As fibras presentes nas sementes de linhaça adicionam volume às fezes e estimulam os movimentos intestinais naturais, o que facilita a evacuação e ajuda a aliviar a prisão de ventre.
* Texto escrito por Thyago Murad e revisado clinicamente pela nutricionista Drª Márcia França.