3 alimentos que têm colesterol bom para incluir na dieta

Conheça os alimentos que possuem colesterol bom abundantemente e inclua-os em sua dieta agora para garantir um corpo mais saudável!

FacebookTwitterWhatsApp

Foxys_forest_manufacture / iStock
Foxys_forest_manufacture / iStock

Você acreditaria se nós te contássemos que o colesterol pode ser bom para o corpo? Pode parecer estranho, mas um tipo de colesterol é essencial para o funcionamento regular do nosso organismo.

Há dois tipos de colesterol, o que apresenta riscos para a saúde é o colesterol LDL, agindo no transporte de gordura para o fígado e as artérias. Já o colesterol bom, que também é conhecido como “HDL” é uma molécula lipídica e essencial para a síntese de nutrientes como a vitamina D e ácidos biliares, além de contribuir para controlar os níveis de cortisol, o famoso hormônio do estresse.

Agora que você já sabe as diferenças entre o colesterol bom e o ruim, continue conosco para conhecer alguns dos alimentos que são ricos no colesterol HDL para você incluir na sua dieta e garantir os níveis ideais de colesterol bom.

3 alimentos que têm colesterol bom

Esses alimentos podem ser grandes aliados da sua saúde, diminuindo o colesterol ruim e proporcionando colesterol bom para o seu organismo.

3. Chocolate amargo

O chocolate com teor de 70% de cacau pode ser um aliado na hora de reduzir o colesterol ruim, além de ser abundante em colesterol bom! Além disso, o alimento pode beneficiar a saúde cardiovascular. O chocolate também promove a produção de serotonina, um hormônio que induz a sensação de bem-estar e está ligado à regulação do sono, do apetite e do humor.

2. Abacate

Esse fruto que se destaca pela versatilidade, está presente em uma série de receitas e culturas culinárias. Se tratando das propriedades do abacate, a fruta é rica em gorduras insaturadas e diminui o colesterol ruim, aumentando de forma proporcional e significativa os níveis de colesterol bom.

1. Oleaginosas

As oleaginosas, tal qual a castanha e a chia, são grandes aliadas da saúde e podem contribuir para a saúde intestinal, para a pele e até mesmo para o coração. Além disso, esses alimentos bloqueiam a absorção do colesterol ruim pelo corpo, aumentando o colesterol bom.