4 alimentos indicados para quem tem refluxo

Saiba quais alimentos são indicados para quem tem refluxo incluir na dieta e manter a condição sob controle!

FacebookTwitterWhatsApp

Doucefleur / iStock
Doucefleur / iStock

O refluxo está entre as condições gastrointestinais crônicas mais incômodas e para manter os sintomas dessa doença sob controle, apostar em uma dieta balanceada e fazer escolhas sábias na hora de montar o seu prato pode fazer toda a diferença.

A condição se trata do retorno involuntário do conteúdo gástrico através do exôfago, seja ele físico, líquido ou até gasoso. Quando ocorre, o refluxo causa uma sensação ruim e pode ser bastante incômodo de se lidar durante o dia a dia.

Entretanto, apesar de ser uma condição crônica, tal qual a gastrite, é possível apostar na ingestão de certos alimentos para assegurar que as ocorrências de refluxo sejam menos frequentes! Fique conosco para conhecer quais são os alimentos que você pode incluir na sua dieta.

4 alimentos indicados para a dieta de quem tem refluxo

Apostar na inclusão de alimentos corretos pode evitar a produção excessiva de ácidos estomacais e diminuir a frequência com a qual o refluxo ocorre.

4. Frutas

As frutas podem ser grandes aliadas de quem possui problemas gastrointestinais por possuírem uma grande quantidade de fibras! Logo, uma dieta rica em frutos pode contribuir positivamente para o processo digestivo e amenizar azia e ânsias.

3. Leguminosas

Os legumes também podem ser contribuintes da saúde gastrointestinal! Os alimentos dessa família são abundantes em fibras e nutrientes que também auxiliam o processo digestivo, amenizando transtornos gastrointestinais.

2. Hortaliças

Incluir as hortaliças como o alface e o repolho na dieta pode ser muito benéfico para quem tem intestino preso e também ajuda a lidar com o refluxo. As hortaliças são ricas em fibras, tal qual os alimentos citados anteriormente, e contar com esses alimentos na sua rotina alimentar pode ser benéfico para a saúde.

1. Sementes e grãos

Também conhecidas como oleaginosas, as sementes e grãos como a chia e as castanhas podem ajudar o organismo de diversas formas. Seja através das gorduras boas contidas em suas composições, ou até mesmo das fibras que elas possuem.


Fontes: