Saiba o que pode acontecer se você deixar de se alongar antes de praticar atividade física e evite ter problemas!
Na correria do dia a dia, acabamos negligenciando os exercícios de alongamento e na pressa, acabamos apenas colocando a roupa e indo treinar. Mas e se nós te contássemos que deixar de se alongar antes de se exercitar pode ser extremamente perigoso?
O alongamento é parte muito importante e quando incluído na rotina, pode beneficiar o corpo de diversas formas. Uma delas é através do aumento da flexibilidade! Negligenciar essa prática pode trazer malefícios para o corpo.
Ao periódico Huffpost, o fisioterapeuta Tim Waanders explica: “A flexibilidade é importante porque permite que os músculos e as articulações se movam em uma amplitude completa de movimento”. Segundo o especialista, uma flexibilidade limitada pode colocar mais pressão sob a estrutura muscular do corpo.
Postagens relacionadas
Fique conosco para saber o que pode acontecer com o seu corpo se você negligenciar o alongamento!
Se engana quem pensa que pular o alongamento e ir direto para o treino é o mais indicado, viu? Pode até ser que seja mais rápido, entretanto, deixar de se alongar também deixa de beneficiar o seu corpo de múltiplas formas.
Realizar alongamentos antes de treinar pode melhorar de forma significativa o seu desempenho durante as atividades físicas. Além disso, você fica mais suscetível a sofrer lesões! Tim Waanders explica: “As lesões mais comuns são tendinites e/ou tensões musculares, dependendo de quais músculos estão carregando cargas excessivas em comparação aos que deveriam estar suportando a carga. A longo prazo, isso pode causar artrite, porque as articulações não estão se movendo da maneira que deveriam devido à flexibilidade limitada”.
As cãibras também podem acontecer caso você deixe de se alongar! Outro ponto alertado pelos profissionais é para a postura, em especial para as pessoas que passam muito tempo sentadas. “Eventualmente, a pessoa desenvolverá desequilíbrios musculares, e isso aumentará a dor porque alguns músculos serão encurtados, o que coloca o sistema neurológico em sobrecarga”, alerta o fisioterapeuta.