Mulher morre ao fazer agachamento; entenda o caso e veja cuidados importantes

Saiba o que levou a jovem mexicana a falecer de forma repentina enquanto fazia exercício de agachamento na academia!

FacebookTwitterWhatsApp

Dmitry Belyaev / iStock
Dmitry Belyaev / iStock

Uma jovem de 22 anos faleceu de forma inusitada ao fazer agachamento! O caso aconteceu no México, na cidade de Torreón. De acordo com a imprensa local, Ariatna Lizeth Mata Esparza acabou se sentindo mal enquanto realizava atividades físicas na academia.

A moça sentiu o mal estar enquanto realizava agachamentos com pesos, chegando a cair inconsciente de forma repentina. Paramédicos foram chamados para prestar socorro à vítima ainda no local, entretanto, Ariatna acabou não resistindo e veio a óbito. 

Através da autópsia, ficou constatado que o que levou a jovem ao falecimento foi um quadro de anóxia, que também foi classificado pelos médicos como um diagnóstico raro. 

Entenda a causa da morte

A anóxia é uma condição caracterizada pela falta de oxigênio no sangue e é considerada rara. Entre os sintomas, que são vastos, é possível apontar: tontura, dores de cabeça, falta de ar e alteração na frequência cardíaca.

De acordo com publicação do Hospital Albert Einstein, a recomendação de cuidado ao sentir qualquer um desses sintomas ao praticar exercícios é interromper a atividade física imediatamente e buscar ajuda médica.

Em documento oficial, que tem como fonte o médico cardiologista Leandro Echenique, a instituição orienta: "O indivíduo que pratica atividade física deve sempre estar atento à presença de qualquer sinal de alerta, e este não pode ser minimizado, desprezado ou considerado normal. Deve sim ser valorizado até que o diagnóstico e o tratamento correto sejam realizados".

Em entrevista ao portal Metrópoles, o professor de educação física David Miguel da Silva Junior explica: “O oxigênio é o combustível que mantém o corpo funcionando. Quando os níveis estão baixos, o organismo não opera corretamente e, em casos extremos, a falta de oxigênio pode sobrecarregar tanto o coração quanto o cérebro”.

O profissional ainda alerta que por se tratar de um exercício de alta intensidade, o agachamento pode desencadear o quadro de anoxemia caso o praticante não esteja respirando de forma adequada.