Entenda o que é calistenia, prática queridinha das celebridades e como ela pode beneficiar você também!
A calistenia é uma nova prática esportiva que vem ganhando muitos adeptos mundo afora, inclusive celebridades! Estrelas como Ivete Sangalo e Rodrigo Faro começaram a realizar esse tipo de atividade física que promete uma queima de gordura eficaz.
Esse novo exercício que é queridinho dos famosos se destaca e vem ganhando popularidade por ser eficaz e não necessitar de equipamentos. Os profissionais especialistas nesse tipo de exercício destacam os muitos benefícios que essa prática pode proporcionar.
Quer entender o que é a calistenia? Vamos te explicar.
Postagens relacionadas
A calistenia se destaca por ser uma atividade física que pode beneficiar o corpo e proporcionar mudanças corporais sem depender de equipamentos. O exercício se utiliza apenas do peso corporal para executar atividades que promovem mudança corporal.
Alguns dos exercícios praticados dentro da calistenia são: agachamentos, flexões e alongamentos. Essa prática se tornou popular no século 19 e começou a ser exercida por militares, que utilizavam a calistenia nos seus treinamentos.
Benéfica, a calistenia promete promover a força, flexibilidade e a agilidade corporais. Em entrevista à CNN, o educador físico Pedro Laureano explica: "Na calistenia, usamos nosso próprio peso corporal, então é uma progressão muito mais lenta. E existem fases para chegar nesse resultado final. Outra diferença, você não conseguir isolar o músculo-alvo, como na musculação, que fica um pouco mais simples de fazer esse isolamento por causa dos usos das máquinas. O fato de você também poder ajustar a carga facilita um pouco o processo".
Normalmente, as aulas de calistenia são realizadas em grupo e a atividade pode ser uma grande aliada de quem deseja emagrecer! Um dos benefícios da calistenia é que esse é um exercício intenso e que pode ser feito em pouco tempo.
Apesar de benéfica, é importante praticar a calistenia apenas com o acompanhamento de profissionais a fim de evitar lesões.