Vinagre tem efeito surpreendente na depressão, aponta estudo

Saiba tudo sobre a pesquisa que aponta que o vinagre tem efeitos incríveis para combater os sintomas da depressão!

FacebookTwitterWhatsApp

olgakr / iStock
olgakr / iStock

O vinagre é uma substância que possui propriedades muito benéficas para a saúde, podendo contribuir até mesmo para o emagrecimento. Mas novos estudos apontam que esse líquido tão comum nas despensas das famílias brasileiras pode ser um potente combatente da depressão!

Um ensaio conduzido pelos pesquisadores da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos, e publicado no periódico Nutrients, aponta que o consumo regular de vinagre pode beneficiar pacientes que visam tratar sintomas da depressão.

A pesquisa teve como pacientes 28 adultos acima do peso e os pesquisadores dividiram essas pessoas em dois grupos. No primeiro deles, o tratamento consistiu na ingestão de duas colheres de vinagre de vinho tinto duas vezes ao dia, antes das principais refeições. Já no segundo, era feita a ingestão de pílulas homeopáticas de vinagre que funcionavam como placebo.

O grupo que ingeriu o vinagre puro apresentou uma redução nos sintomas depressivos! Esses pacientes tiveram uma queda média de 42% em relação ao estágio inicial do experimento, já o grupo que ingeriu as pílulas de placebo, obtiveram uma queda de apenas 18%.

Essa melhora no quadro e o impacto positivo tem relação direta com a vitamina B3, que auxilia a transformar as reservas de gordura em energia. O consumo do nutriente foi otimizado a partir da ingestão diária do vinagre.

A pesquisa ainda aponta que nos pacientes que fizeram a ingestão de quatro colheres de vinagre por dia, a melhora nos índices da vitamina B3 foi de 86%. É necessário realizar mais testes a fim de determinar os efeitos a longo prazo desse tratamento, assim como testar um número maior de pessoas.

Os cientistas ainda defendem que pesquisas futuras deverão testar o uso do vinagre em pacientes com diagnóstico de depressão de risco e que fazem o uso de medicamentos antidepressivos.

Não é novidade que a alimentação pode ajudar com questões de saúde mental, como a ansiedade! Entretanto, na conclusão do ensaio, os pesquisadores responsáveis pelo experimento alertam que, apesar dos resultados iniciais terem sido positivos no combate aos sintomas leves da condição psíquica, o uso do vinagre não substitui os medicamentos antidepressivos de forma nenhuma.