Você precisa conhecer esses 4 alimentos que ajudam na cicatrização

Não deixe de saber quais os alimentos que podem ajudar na cicatrização e inclua-os na sua dieta para se beneficiar!

FacebookTwitterWhatsApp

DenisMArt / iStock
DenisMArt / iStock

Todo mundo já acabou ouvindo por aí que tem alguns alimentos que podem ajudar na cicatrização de ferimentos, não é mesmo? Não é novidade para ninguém que a alimentação afeta diretamente o corpo em diversos aspectos, e o processo de cicatrização não seria exceção.

O processo de cicatrização ocorre a partir da sinalização ao corpo de que há um processo de inflamação, ou uma lesão, e as moléculas de defesa começam a trabalhar na regeneração daquela ferida. Esse processo estimula a formação de colágeno e vasos sanguíneos na área machucada.

Devido a esse processo, a ingestão de nutrientes adequados pode contribuir grandemente para a reconstrução de tecidos lesionados! Uma alimentação rica em determinados nutrientes, como o ômega 3, pode ser efetiva e essencial na hora do corpo trabalhar nos processos de cicatrização de feridas. Fique conosco e conheça alimentos que podem contribuir para isso!

4 alimentos que ajudam na cicatrização

Inclua esses alimentos em sua rotina para facilitar o seu processo de cicatrização após traumas, cirurgias ou acidentes.

4. Frango

A carne de frango é uma excelente fonte de proteínas, que são essenciais para a produção de fibroblastos, células fundamentais no processo de cicatrização. Os fibroblastos desempenham são protagonistas na síntese de colágeno, distribuindo nutrientes e outras substâncias pelo organismo e contribuindo para a prevenção de infecções.

3. Linhaça

A linhaça é uma aliada do processo de cicatrização! Essa oleaginosa é famosa por beneficiar a saúde de uma forma geral, contando com fibras e vitaminas em sua composição. Entretanto, é o ômega 3 contido na linhaça que faz dela um grande facilitador da cicatrização.

2. Couve

Essa hortaliça conta com vitamina A em sua composição, nutriente  que desempenha um papel importante para o sistema imunológico. A ingestão de couve ajuda  a reduzir inflamações e contribui para a regeneração eficaz dos tecidos.

1. Peixes

Alguns peixes, como o salmão e a sardinha, são fontes abundantes de ômega 3. Essa gordura benéfica é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e ajuda a reduzir a inflamação, favorecendo o processo de cicatrização de feridas de forma geral.