Você não vai acreditar! Estudo revela o segredo da prevenção do diabetes

Um alimento simples e surpreendente é apontado como o segredo da prevenção do diabetes por um novo estudo, saiba qual!

FacebookTwitterWhatsApp

pondsaksit / iStock
pondsaksit / iStock

O diabetes é uma das condições de saúde mais preocupantes e que acomete uma boa parte da população mundial! Entretanto, novos estudos apontam que uma solução simples e surpreendente pode ser eficaz na prevenção ao diabetes.

A condição se trata de um distúrbio metabólico que se caracteriza pela função prejudicada da insulina devido aos níveis elevados de açúcar no sangue. O diabetes coloca em risco a saúde e o funcionamento do organismo, podendo causar danos em diversas áreas, como no sistema cardiovascular, nos olhos e nos rins.

Por conta disso, cada vez mais formas de prevenção vêm sendo desenvolvidas para dar um jeito no diabetes e prevenir o desenvolvimento da condição. 

Saiba qual o segredo da prevenção do diabetes de acordo com novo estudo

Em estudo feito por pesquisadores chineses, as frutas secas podem ser o grande segredo para prevenir o diabetes! Frutos como tâmaras, damasco, uva, figo, ameixa e banana desidratados são apontados pelos especialistas como eficazes na redução do risco de desenvolver diabetes tipo 2.

O ensaio científico foi feito com 428 mil voluntários do UK Biobank e aponta que os resultados positivos se devem ao fato das frutas secas serem ricas em fibras e substâncias antioxidantes, como flavonóides e carotenóides.

A ação desses elementos proporciona uma atuação anti-inflamatória e que contribui positivamente com a sensibilidade à insulina no organismo, bem como na metabolização da glicose. Quanto às fibras, ajudam a manter o índice glicêmico sob controle e equilibram o nível de açúcar no sangue.

Em entrevista à CNN, a nutricionista do Hospital Israelita Albert Einstein, Gabriela Mieko, explica que a pesquisa é válida, porém, a especialista pontua: “A pesquisa apresenta limitações, mencionadas pelos próprios cientistas, entre as quais o fato de a população analisada ser exclusivamente de ascendência europeia”.

Para a nutricionista, a fim de atingir resultados mais completos e conclusivos, é imprescindível realizar testes em outros povos para avaliar se os resultados seriam igualmente satisfatórios.