Açúcar aumenta o risco de pedra nos rins, diz estudo

Você precisa saber tudo sobre esse novo estudo que aponta que o açúcar aumenta o risco de pedra nos rins e mudar a sua alimentação agora mesmo!

FacebookTwitterWhatsApp

klebercordeiro / iStock
klebercordeiro / iStock

O sódio e o sal são sim contribuintes para o aparecimento de pedras nos rins, mas você acreditaria se nós te contássemos que o açúcar também pode ser um grande perigo? 

O surgimento de cálculos renais é uma das condições mais temidas por muita gente. O aparecimento de pedras nos rins pode gerar dores fortíssimas e ser uma verdadeira dor de cabeça. Esses cálculos podem ser causados pelo consumo excessivo de sódio, e consequentemente de sal, entretanto, novas pesquisas apontam que o açúcar também contribui para a formação dessas pedras.

A pesquisa aponta que indivíduos que consomem mais de 25% de suas calorias diárias compostas por alimentos ricos em açúcar adicionado possuem cerca de 39% mais risco de desenvolver pedras nos rins. 

Essa análise foi feita em 28 mil adultos estadunidenses. Em entrevista ao jornal Estado de Minas, a médica nefralogista Caroline Reigada afirma: "Este estudo serve como um grande conjunto de dados com boa credibilidade e inclui um grupo relativamente representativo de pessoas nos Estados Unidos. Desse ponto de vista, o estudo é importante porque documenta o que temos dito aos pacientes – para evitar esse tipo de adição de açúcar”.

A formação das pedras no rim se dá porque o açúcar adicionado, muito presente em bebidas como refrigerantes e alimentos industrializados, podem elevar os níveis de cálcio na urina. Esse fator aumenta exponencialmente as chances de desenvolver cálculos renais, especialmente em pessoas que já tem predisposição à essa condição.

De acordo com Caroline, o consumo exacerbado de alimentos ricos em açúcar adicionado representa uma série de outros riscos para a saúde como o aumento de peso, pressão alta e até mesmo o diabetes.

A especialista ainda aponta que mais estudos são necessários para entender quais tipos de cálculos renais estão associados à ingestão de açúcar, Caroline conclui: "Por exemplo, que tipos de cálculos renais estão mais associados à ingestão de açúcar adicionado? Quanto devemos reduzir nosso consumo de açúcares adicionados para diminuir o risco de formação de cálculos renais? No entanto, essas descobertas já oferecem informações valiosas para recomendarmos uma diminuição da ingestão de açúcar em pacientes predispostos".