Trocar óleo por azeite emagrece? Entenda por que troca é aconselhada

Entenda de uma vez por todas as diferenças entre óleo e azeite e qual dos dois é mais benéfico para quem busca emagrecer!

FacebookTwitterWhatsApp

dulezidar / iStock
dulezidar / iStock

A busca por uma alimentação mais saudável e pelo emagrecimento parece ser incessante, não é mesmo? O processo de perda de peso pode ser desafiador e a alimentação possui um papel pivotal nele.

Quando pensamos na ingestão de alimentos que podem engordar, logo vem à mente uma das discussões mais clássicas: trocar óleo por azeite faz bem para quem quer perder peso? Muita gente acaba fazendo essa substituição na esperança de emagrecer.

Fique conosco para entender se fazer essa troca realmente emagrece, se faz bem e se é aconselhada pelos profissionais da área da saúde!

Trocar óleo por azeite emagrece?

Do ponto de vista calórico, o azeite e o óleo de cozinha são muito similares. Os dois tipos de óleo possuem cerca de nove calorias por grama. Portanto, o que influencia na perda ou ganho de peso é a quantidade desses alimentos que é ingerida.

Heloisa Theodoro, nutricionista da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), afirma em entrevista ao O Tempo:  "Se o objetivo é emagrecer, o foco deve estar na moderação do consumo de gorduras, independentemente da origem. O problema está sempre no excesso".

Porém, quando pensamos nos benefícios e prejuízos para a saúde, a história é outra! O azeite e o óleo são bem distintos. O azeite conta com uma série de gorduras boas em sua composição, tal qual o ômega 3. Através da sua ingestão, ele pode contribuir para a diminuição do colesterol ruim, assim como proporcionar um efeito antioxidante e anti-inflamatório para o organismo.

O azeite extravirgem se destaca como o mais indicado para quem visa cuidar da saúde! Já os óleos vegetais comuns podem representar riscos para a saúde, em especial se forem consumidos em excesso.

Isso se dá porque o óleo é rico em ômega 6, substância que confere um efeito inflamatório bastante danoso se for consumido demais. Portanto, podemos concluir que em questão calórica, o óleo e o azeite são iguais, mas o azeite se destaca por oferecer outros benefícios para a saúde que transcendem a perda de peso.


* Texto escrito por Thyago Murad e revisado clinicamente pela nutricionista Drª Márcia França.