Saiba de uma vez por todas qual escolher, manteiga ou margarina, e qual desses dois alimentos é mais benéfico para a saúde.
A manteiga e a margarina acabam sendo parte da vida de muita gente! Seja nas mesas de café da manhã, ou na hora de fritar os alimentos. Entretanto, há um impasse envolvendo esses dois alimentos, qual dos dois é o mais saudável?
Quando se trata de manter a saúde em dia, é essencial apostar em escolhas corretas para a sua rotina alimentar e assim como escolher se você deve ingerir óleo ou azeite, optar por manteiga e margarina pode fazer toda a diferença.
Continue conosco para saber qual desses dois alimentos é o mais saudável!
Postagens relacionadas
Antes de entender qual dos dois alimentos é melhor para a saúde, é preciso compreender as diferenças entre eles. A margarina é um alimento de origem vegetal, feita com óleos provenientes de vegetais que passam pelo processo de hidrogenação.
Durante o processo de hidrogenação, há a possibilidade da formação de gorduras trans, que são maléficas para a saúde e podem acarretar doenças cardíacas e outros malefícios. Além disso, a margarina usualmente conta com a presença de ingredientes químicos, como corantes.
A manteiga, por outro lado, é um alimento de origem animal. Derivada do leite, a manteiga é composta por gordura láctea, água e conta com proteínas em sua composição. Apesar de ser natural e não passar pelos mesmos processos industriais que a margarina, a manteiga ainda apresenta riscos para a saúde.
Isso se dá porque o alimento é rico em gorduras saturadas, que podem fazer mal para a saúde. Por outro lado, a manteiga é muito mais nutritiva do que a sua rival, contando com vitaminas A, D e K, além da ausência de aditivos químicos, como corantes.
Ambos os alimentos devem ser consumidos de forma moderada a fim de evitar aumentar os níveis de colesterol e os problemas cardíacos, entretanto, a manteiga se consagra como menos danosa para a saúde e com uma quantidade maior de benefícios para o organismo.
* Texto escrito por Thyago Murad e revisado clinicamente pela nutricionista Drª Márcia França.