Grávida pode comer pitaya? Veja opinião de especialistas

Veja se gestantes podem comer pitaya ou se a fruta pode fazer mal para quem está grávida!

FacebookTwitterWhatsApp

Entenda os possíveis riscos de mulheres grávidas comerem pitaya. - Dokmaihaeng / iStock
Entenda os possíveis riscos de mulheres grávidas comerem pitaya. - Dokmaihaeng / iStock

Sabemos que quando se trata de mulheres grávidas, a dieta é extremamente importante. Seja para a nutrição adequada do feto ou da própria pessoa que está gestando, há diversas frutas que podem beneficiar a saúde.

A pitaya é um fruto exótico, saboroso e que vem se tornando extremamente popular entre as pessoas que querem se alimentar de forma mais saudável. Mas será que as mulheres grávidas podem comer pitaya? Vamos ajudar você a descobrir.

Benéfica para a saúde, a pitaya possui uma alta concentração de vitaminas como B1, B2, B3  e C, bem como antioxidantes, ferro e fibras, o que torna essa fruta oriunda da América Central uma excelente pedida para ser incluída na dieta.

Mas afinal de contas, é seguro mulheres grávidas comerem pitaya? Bem, não há contraindicações para que pessoas que gestam façam a ingestão de pitaya. Muito pelo contrário, a fruta pode ser bastante benéfica para o desenvolvimento saudável do feto.

Por conta da riqueza de nutrientes da fruta, ela pode auxiliar na manutenção da saúde da gestante e auxiliar no crescimento do feto. Entretanto, é necessário higienizar a fruta de forma apropriada e tomar cuidado com o consumo excessivo, uma vez que a pitaya é levemente ácida.

Outra observação a se levar em conta é que há a possibilidade de que algumas mulheres apresentarem reações alérgicas ao comer pitaya. Sendo assim, o ideal é fazer acompanhamento nutricional e a qualquer sinal de alergia, procurar um médico.


* Matéria escrita por Thyago Murad e revisada clinicamente pela nutricionista Dra. Márcia França.


Fontes consultadas: