Dieta detox: Saiba o que é e se faz mal para a saúde

Conheça a dieta detox, saiba como essa rotina alimentar funciona e se ela faz mal para a saúde!

FacebookTwitterWhatsApp

NelliSyr / iStock
NelliSyr / iStock

As dietas e regimes alimentares estão entre os métodos de emagrecimento mais populares entre quem visa dar adeus ao excesso de peso! Assim como a dieta cetogênica, o regime detox promete auxiliar no emagrecimento de forma eficaz sem abrir mão do bem-estar do organismo.

Essa rotina alimentar acabou ficando muito popular por potencialmente contribuir para recuperar o organismo e desintoxicar o corpo após uso prolongado de medicamentos ou de alimentos inflamatórios. Durante esse regime, o cardápio deve ser composto basicamente de frutas, vegetais e leguminosas. 

Entretanto, apesar de prometer contribuir para a desintoxicação corporal e ajudar a emagrecer, será mesmo que essa dieta é boa, ou faz mal? Continue conosco para descobrir.

Dieta detox: entenda como funciona e se faz mal

A dieta detox é um regime alimentar que consiste em três fases: suporte, proteção e manutenção. As etapas do regime visam eliminar as toxinas contidas no organismo a partir  da alimentação, cortando a ingestão de alimentos com aditivos químicos e industrializados.  

A eliminação das toxinas é feita através dos excrementos e ao longo do processo, são ingeridos chás e alimentos que contribuem com o funcionamento do aparelho digestivo. Após a excreção das toxinas, a dieta se encaminha para a sua etapa final e começa a ficar menos restritiva, reintroduzindo os alimentos “comuns” e industrializados a fim de manter uma alimentação balanceada.

Mas esse processo faz bem para a saúde, ou a dieta detox faz mal? Bem, por se tratar de um regime alimentar restritivo e que visa incorporar a ingestão de alimentos naturais na rotina, a dieta detox contribui para o organismo, não fazendo mal para a saúde.

Entretanto, antes de decidir começar a fazer essa dieta é necessário consultar o seu nutricionista para fazer o regime de forma assistida. Não é recomendado que nenhuma dieta para perda de peso seja feita sem acompanhamento médico.


* Texto escrito por Thyago Murad e revisado clinicamente pela nutricionista Drª Márcia França.