Entenda se é verdade que comer chia emagrece e se esse grão pode ajudar você a perder os quilos extras.
Especialmente buscada por quem deseja perder peso, a chia está cada vez mais popular nas redes sociais por supostamente ajudar a emagrecer. Mas será mesmo que isso é verdade? Vamos ajudar você a entender.
A chia é um grão que pode proporcionar uma grande diversidade de benefícios para a saúde e se destaca por poder ser incluída na alimentação de uma grande variedade de formas, sendo utilizada no preparo de bolos, pães e até mesmo em farinhas que podem ser incluídas em panquecas e smoothies.
Considerada parte da família das oleaginosas, assim como a linhaça e a castanha, a chia conta com algumas propriedades em comum com esses outros alimentos, tais quais a ação antioxidante, as propriedades anti-inflamatórias, fibras e o ômega 3.
Postagens relacionadas
Mas e em relação ao emagrecimento? Bem, a chia é considerada pelos nutrólogos como um superalimento, tal qual o ovo, e pode contribuir para a saúde de diversas formas, proporcionando bem-estar.
No que se trata da perda de peso, o grão é sim um forte aliado de quem está de dieta e deseja dar adeus aos quilos extras! Rica em fibras, essa oleaginosa pode auxiliar no controle do apetite e fazer você comer menos.
Outro ponto positivo é que a chia pode contribuir para regular o intestino. Os profissionais da saúde apontam que apesar de poder sim ser benéfica, a chia só ajuda na perda de peso quando aliada a uma alimentação balanceada e à prática de exercícios físicos.
Apesar de benéfica, a oleaginosa não vai proporcionar um emagrecimento milagroso! Para o portal Saúde em dia, a nutróloga Fernanda Cortez pontua que ao consumir chia, é imprescindível se manter bem hidratado.
Isso se dá pois o alimento é rico em fibras, das quais quando ingeridas formam um gel que toma espaço no sistema digestivo e contribui para o controle do apetite e a sensação de saciedade, mas que demanda uma hidratação maior.
A profissional ainda pontua que para a obtenção de resultados satisfatórios, a recomendação médica é de que sejam ingeridas de uma à duas colheres de sopa de chia divididas em pequenas porções ao longo do dia.