4 benefícios do arroz integral para a alimentação

Saiba quais são os principais benefícios do arroz integral e entenda o porque você deve incluir esse grão na sua dieta hoje mesmo!

FacebookTwitterWhatsApp

Karisssa / iStock
Karisssa / iStock

O arroz integral é muito comum nas dietas de quem visa perder peso e levar uma vida mais saudável! Esse grão se destaca pelo seu valor nutricional e por oferecer mais vantagens para a alimentação de quem o consome do que o seu parente próximo, o arroz branco.

Rico em vitaminas, minerais e fibras, o arroz integral é altamente recomendado pelos profissionais da saúde para ser incluído em dietas de emagrecimento. Se engana quem pensa que esse alimento engorda, viu? Se consumido de forma moderada e em uma rotina alimentar equilibrada, ele pode ser bastante benéfico. 

Continue conosco para entender de quais formas esse grão pode beneficiar a sua saúde.

4 benefícios do arroz integral para a alimentação

4. Combate o colesterol

Esse grão é uma fonte abundante de magnésio e ômega 3! Essas substâncias são boas para o coração e ajudam a diminuir os níveis de colesterol. O magnésio, por outro lado, além de contribuir para a redução do colesterol ruim, também fortalece os ossos.

3. Contribui para a digestão

Os grãos integrais contêm significativamente mais fibras do que os refinados, o que favorece o bom funcionamento do intestino! Esse é o caso do arroz integral, cuja ingestão contribui para o bom funcionamento intestinal através das fibras insolúveis que são presentes em sua casca.

2. Conta com propriedades antioxidantes

O selênio contido na composição desse grão é um mineral que desempenha um papel crucial como antioxidante e anticoagulante. Além disso, o selênio facilita a apoptose, o processo natural de morte celular programada, o que é fundamental para a prevenção do câncer.

1. Emagrecimento

Além de ajudar na saúde intestinal e contribuir para regular o intestino, o arroz integral pode ser um grande aliado do emagrecimento. Isso se deve ao fato de que as fibras contidas em sua composição podem ajudar a proporcionar uma sensação de saciedade, controlando o apetite.


* Texto escrito por Thyago Murad e revisado clinicamente pela nutricionista Drª Márcia França.