Como exercícios físicos podem ajudar a reduzir a compulsão alimentar

Saiba como as atividades físicas podem auxiliar você a controlar o apetite e manter a compulsão alimentar longe!

FacebookTwitterWhatsApp

Entenda como os exercícios podem ajudar a combater a compulsão alimentar. - PeopleImages / iStock
Entenda como os exercícios podem ajudar a combater a compulsão alimentar. - PeopleImages / iStock

Além de contribuir na perda de peso, há quem diga que as atividades físicas podem auxiliar na redução do apetite, mas será que isso é verdade?

Os distúrbios alimentares são, infelizmente, bastante comuns e a compulsão alimentar é um deles. Caracterizada pela ocorrência em episódios cadenciados nos quais o indivíduo come em excesso e apresenta um sentimento de culpa, a compulsão alimentar afeta homens e mulheres de várias idades.

Esse transtorno alimentar normalmente se apresenta em pacientes que possuem ansiedade, depressão e até mesmo dismorfia corporal. Entretanto, há algumas formas de você mitigar os danos da compulsão alimentar e conseguir controlar o seu apetite.

Além de contar com acompanhamento psicológico, ter o apoio de profissionais de nutrição e endocrinologia pode ser essencial no combate à compulsão alimentar! Afinal, seguir uma dieta equilibrada pode contribuir para que você não apenas mantenha o seu corpo mais saudável, mas também controle o apetite.

E os exercícios físicos podem ajudar nesse processo? Segundo uma pesquisa realizada pela Drexel University, nos Estados Unidos, sim! A pesquisa conduzida em 130 pacientes de um programa de perda de peso aponta que, quando não estavam ativos na prática de atividades físicas, os pacientes apresentavam mais 12% de chance de comer em excesso, enquanto nos momentos nos quais estavam praticando exercícios, a chance caiu para 5%.

A pesquisa ainda aponta que a cada 10 minutos de atividade física, há uma redução de 1% de chance de haver esses exageros na hora de consumir alimentos. É claro que ainda é necessário ter disciplina e muito foco para se manter na sua dieta, mas as atividades físicas podem contribuir positivamente para quem deseja deixar de comer em excesso!


Fontes consultadas: