Saiba se apelar para o hábito de usar máscara realmente ajuda a proteger a saúde dos danos da poluição e da baixa umidade do ar!
A onda de calor chegou com tudo e juntamente com a poluição gerada por conta das queimadas, está colocando a saúde de muita gente à prova. Em determinadas cidades, como São Paulo, a qualidade do ar apresentou um declínio preocupante e a população busca formas de se proteger.
Especialistas alertam que respirar um ar de baixa qualidade e poluído pode trazer consequências para a saúde! Para a CNN, o pneumologista Humberto Bogossian explica: “Todo o revestimento do trato respiratório precisa de umidade para o bom funcionamento, tanto para circulação do ar, quanto para promover barreira de proteção”.
Diante dessa situação arriscada, muitas pessoas vêm buscando formas de se proteger e evitar os possíveis danos que a exposição a um ar de baixa qualidade podem trazer. Uma delas é a utilização de máscaras! Mas será que isso é eficaz para se proteger da poluição?
Postagens relacionadas
Bem, de acordo com Bogossian, a proteção contra as partículas finas de poluição pode sim ser feita com o uso de máscaras. O especialista aponta que os modelos de máscara N95, PFF2 e P100, que foram amplamente utilizados durante a pandemia de COVID-19, podem ser particularmente eficazes na contenção da poluição.
O médico também fala sobre o uso de máscaras de pano e bandanas para fins de proteção: “Se não houver condições para adquirir máscaras profissionais, é possível proteger o rosto com um pano ou uma bandana, que já oferecem uma barreira de proteção para o trato respiratório. Tudo o que puder usar para restringir a chegada [de partículas] diretamente ao nariz e à boca, já vai ser ótimo”.
Além do uso das máscaras, há outras dicas importantes que podem ser levadas em conta para evitar danos à saúde. Por exemplo, evitar ficar ao ar livre nos horários de pico de calor, entre 12h e 16h. Hidratar a pele e beber bastante água.