3 dicas para se proteger da poluição do ar gerada pelas queimadas

Confira algumas dicas para se proteger da poluição do ar e da fumaça gerada por queimadas e incêndios e garanta que vai evitar problemas!

FacebookTwitterWhatsApp

torwai / iStock
torwai / iStock

As queimadas e os incêndios florestais se mostraram um dos maiores problemas no Brasil neste segundo semestre! Dados apontam que foram encontrados quase 70 mil focos de incêndio por todo o país, o que coloca a saúde e a integridade da população brasileira em grande risco.

A qualidade do ar decaiu, a fumaça e a poluição tomaram conta dos céus de diversas cidades do Brasil. Por isso, é necessário que a população tome algumas atitudes para assegurar que não vai arcar com as consequências da longa exposição à fumaça a fim de minimizar os danos para a saúde.

4 dicas para se proteger da poluição do ar gerada pelas queimadas

Para elaborar essas dicas, nos baseamos nas recomendações dadas pelo próprio Ministério da Saúde a fim de auxiliar a população a se proteger da fumaça.

1. Hidrate-se

Manter o nível de hidratação corporal elevado pode contribuir para se proteger da poluição! Isso garante que as membranas respiratórias estejam úmidas e mais protegidas. Outra dica é hidratar os olhos, narinas e lábios também.

2. Reduza o seu tempo de exposição

O Ministério da Saúde recomenda que, em casos de queimadas, evite sair de casa a fim de diminuir o seu tempo de exposição ao ar poluído. Outra dica é manter as portas e janelas fechadas.

3. Utilize máscaras

A utilização de máscaras faciais de pano ou cirúrgicas pode ser muito benéfica para reduzir a inalação de partículas mais grossas de fumaça, reduzindo as chances de uma intoxicação e irritação nas vias aéreas.

4. Atenção redobrada para os grupos e risco

Idosos, pessoas com doenças respiratórias crônicas e crianças menores de 5 anos devem ser observados mais de perto. Além de tomar os cuidados que mencionamos, é necessário ter atenção para sintomas como mal estar e tosses. Caso haja a ocorrência desses sintomas, busque um médico imediatamente.