Lipedema: entenda a doença com a qual Yasmin Brunet foi diagnosticada

Entenda o que é, quais os sintomas e o tratamento para o lipedema, a doença que Yasmin Brunet revelou ter durante o BBB24!

FacebookTwitterWhatsApp

Reprodução / Divulgação
Reprodução / Divulgação

A modelo e influenciadora Yasmin Brunet pegou todo o mundo de surpresa durante a sua participação no Big Brother Brasil 24, reality show da Rede Globo, ao revelar que sofre de lipedema. 

Famosa por ser filha da modelo Luiza Brunet, Yasmin já compartilhou suas dicas de alimentação e a sua dieta para garantir que vai manter o seu corpo escultural. Entretanto, apesar dos seus esforços, o lipedema acaba sendo um inimigo da jovem.

No BBB, Yasmin comentou ter sido diagnosticada com a condição pouco tempo antes de se recluir para entrar no reality e pontuou que durante o confinamento, estava sofrendo com dores e incômodos devido a doença. "Sentia muita dor, desconforto e pressão", apontou a modelo após sair do reality show.

Mas afinal, o que é o lipedema? Bem, essa condição tem como característica o acúmulo de gordura nos membros inferiores, especialmente nos quadris e pernas. Isso causa um aumento desproporcional na região.

O lipedema não é incomum e em entrevista ao Terra, a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, afirma que cerca de 10% das mulheres sofrem com a enfermidade e desconhecem a condição. 

A especialista pontua que frequentemente, a doença é confundida com uma característica corporal: "Muitas vezes, acredita-se que esse é o padrão de corpo familiar, já que o lipedema realmente pode afetar várias mulheres da família, então não pensa que pode ser um problema. E, como até pouco tempo o lipedema não era considerado uma doença, a literatura científica sobre seus mecanismos ainda é muita escassa. Dessa forma, a própria comunidade médica ainda está tomando consciência sobre a doença e se capacitando para o tratamento".

Os tratamentos para a condição podem ser mais naturais ou mais invasivos, através de cirurgia de lipoaspiração. No caso de Yasmin Brunet, ela optou por tratar a condição por métodos menos invasivos e mudou toda a sua dieta. "Muitas pessoas optam pela lipoaspiração, mas eu não queria", pontuou a modelo.