Frente fria após onda de calor: como manter a saúde com as variações de temperatura

Saiba dicas de como manter a sua saúde em dia e driblar as gripes e resfriados durante os períodos de instabilidade climática!

FacebookTwitterWhatsApp

Leonid Ikan / iStock
Leonid Ikan / iStock

Se você está em busca de como manter a sua imunidade alta e conseguir resistir às mudanças de clima e temperatura, veio ao lugar correto. Sabemos que evitar gripes, resfriados e as doenças crônicas como a rinite e a sinusite é um grande desafio durante as épocas de instabilidade climática, por isso, é necessário se preparar!

Os principais veículos de previsão do tempo dizem que uma onda de calor deve chegar com tudo já na primeira semana de setembro e promete elevar as temperaturas para números nunca antes vistos no mês, entretanto, a última semana do nono mês do ano deve receber uma frente fria que vai esfriar o clima subitamente. 

Os profissionais da saúde alertam que durante os períodos instáveis climaticamente representam riscos  para quem sofre com doenças respiratórias crônicas, como a asma, mas também costumam ser momentos nos quais gripes e resfriados são mais comuns.

Em entrevista à CNN, o pneumologista Gustavo Prado explica: “Todas as doenças virais, principalmente os vírus respiratórios, têm um componente de sazonalidade. Então, nessa época do ano [outono e inverno], seja pelo aumento da circulação do vírus, seja pela aglomeração de pessoas em lugares fechados por chuva ou pela queda de temperatura, há uma maior transmissão de vírus respiratórios, como resfriados, gripes e pneumonias, que podem se tornar mais frequentes”.

Portanto, é imprescindível saber como agir para garantir que você não vai cair doente e vai manter a sua imunidade fortalecida! Siga conosco para ver dicas de como manter a sua saúde fortalecida.

O que fazer para manter a saúde fortalecida?

De acordo com o pneumologista, há algumas dicas simples que você pode adicionar à sua rotina para assegurar que vai driblar as doenças respiratórias, as gripes e os resfriados. 

1. Manter os ambientes bem ventilados

Sabemos que durante os dias mais frios, temos o impulso de querer deixar as janelas fechadas. Entretanto, Gustavo pontua que a recomendação é deixar as janelas abertas para garantir uma boa circulação de ar e ventilação.

2. Cuidado com aparelhos de ar condicionado

Quanto aos ambientes refrigerados com ar-condicionado, que são aparelhos muito utilizados nos dias de calor, é imprescindível se certificar da higiene do eletrodoméstico. Isso é essencial para evitar complicações respiratórias.

3. Cuidado com a alimentação

Manter uma dieta balanceada é fundamental para ter uma boa saúde e isso não é nenhuma grande novidade, não é mesmo? Se tratando dos dias de clima instável, uma alimentação equilibrada pode contribuir muito para manter a imunidade alta.