Uva emagrece ou engorda? Saiba o que dizem os nutricionistas

Saiba se uva emagrece ou engorda e se consumir essa fruta pode realmente atrapalhar o seu processo de perda de peso!

FacebookTwitterWhatsApp

batuhan toker / iStock
batuhan toker / iStock

A uva está entre as frutas mais consumidas no dia a dia de muita gente, em especial entre aquelas pessoas que querem começar a se alimentar de forma mais saudável. O fruto se destaca por ser um snack rápido, prático e saboroso.

Benéfica para a saúde, as uvas possuem um alto valor nutricional e contam com alguns nutrientes essenciais para a manutenção do organismo em sua composição, tais como os minerais: fósforo, ferro e magnésio, bem como com vitamina C e outras substâncias antioxidantes.

Esses elementos contidos na composição dessa fruta tornam a uva uma excelente aliada à saúde, podendo fazer bem para a memória, auxiliando no funcionamento intestinal através das fibras contidas em sua casca e seu caroço, e até mesmo auxiliando a prevenir o câncer.

Mas será que essa fruta é benéfica para quem visa perder peso? Fique conosco para entender se a uva engorda ou emagrece.

Uva emagrece ou engorda?

Os profissionais da nutrição apontam que não há exatamente um alimento que engorde ou emagreça, e que tais processos dependem de um conjunto de fatores que levam à perda ou ao ganho de peso.

Em entrevista ao Sport Life, Paloma Popov, nutricionista e professora de nutrição do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB),  explica: "Não existe nenhum alimento que vai engordar ou emagrecer. O que existe são quantidades e qualidades adequadas do nosso alimento. Se nós estamos trabalhando com alimentos que têm uma qualidade nutricional muito boa, mas que pode ser calórico, vamos equilibrar a quantidade a ser consumida".

A especialista pontua a importância de fazer um consumo consciente de alimentos, uma vez que é necessário realizar o consumo de alimentos que provenham energia para que o corpo possa realizar suas atividades. Se o consumo for maior do que o que o corpo consome, há um acúmulo energético e isso pode ocasionar no ganho de peso.

"Em geral, as frutas têm uma quantidade bem grande de água e, também, todas terão quantidades significativas de carboidrato, de frutose e glicose, que formam a sacarose, açúcares de boa qualidade, que precisamos e nos trazem energia imediata", explica a profissional.

Portanto, as uvas não possuem o potencial de ajudar a emagrecer nem a engordar de forma milagrosa. É importante ressaltar que como todas as frutas e alimentos que possuem fibras, as uvas podem contribuir para o funcionamento intestinal e também a controlar o apetite.


Fontes: