Tomate é bom para o coração?

Saiba se é verdade que tomate é bom para o coração e se você deve incluir esse fruto na sua alimentação agora mesmo!

FacebookTwitterWhatsApp

Goran13 / iStock
Goran13 / iStock

Você acreditaria se nós te contássemos que o tomate, alimento extremamente comum nas casas de milhares de pessoas, pode ser um grande aliado da saúde do coração? Pelo menos isso é o que estão dizendo nas redes sociais.

O fruto de coloração avermelhada é típico da América do Sul e é bastante versátil, podendo ser incluído na dieta de uma grande diversidade de formas. Além de saboroso, o tomate possui um alto valor nutricional, podendo contribuir para o bom funcionamento do organismo de uma boa variedade de maneiras.

Alguns dos nutrientes que podem ser encontrados nesse fruto são as vitaminas C, A, B e K, assim como os minerais fósforo, cálcio, magnésio e ferro. No que se trata de benefícios para a saúde, o tomate pode contribuir para a saúde dos olhos, assim como para a pele e até mesmo atuar na prevenção ao diabetes. Mas será que é verdade que esse alimento é bom para o coração?

Tomate é bom para o coração? Saiba a verdade

Como mencionamos acima, o tomate possui uma série de propriedades que podem contribuir de forma benéfica para a saúde. Um dos nutrientes mais proeminentes presentes no fruto é o potássio, esse mineral pode contribuir de forma imensa para quem sofre com hipertensão.

O potássio é um vasodilatador poderoso e pode ajudar a baixar a pressão arterial, contribuindo para a saúde do coração e atuando na prevenção de doenças como o AVC. Embora isso por si só já seja muito bom, essa não é a única forma com a qual esse fruto de coloração avermelhada pode ajudar a saúde cardíaca! 

A substância responsável por contribuir para que o tomate tenha a sua coloração vermelha tão característica, também pode ajudar na manutenção da nossa saúde. O licopeno é um carotenóide poderoso e pode agir no combate aos radicais livres, atuando na redução do colesterol ruim.

Os antioxidantes impedem a oxidação das células de gordura, o que diminui os níveis de colesterol na corrente sanguínea. Essa ação faz do tomate um agente incrível na prevenção de doenças cardíacas, tais como a aterosclerose. Portanto, sim, podemos concluir que o tomate é bom para o coração!