Quem tem diverticulite pode comer quiabo?

Entenda se quem sofre com diverticulite pode ingerir quiabo ou se esse deve evitar a inclusão desse alimento na dieta!

FacebookTwitterWhatsApp

Nungning20 / iStock
Nungning20 / iStock

Se você sofre com crises de diverticulite, provavelmente sabe que é necessário redobrar a atenção na hora de montar a sua alimentação, não é mesmo? Afinal, há uma série de alimentos que podem ser prejudiciais para quem sofre com as inflamações nos divertículos.

A condição é caracterizada por ser uma inflamação nas bolsas que ficam nas paredes do intestino, os chamados “divertículos”. Os sintomas da doença podem atrapalhar o seu dia a dia, afinal, podem variar desde febre à dores abdominais.

Esse problema pode afetar de forma grande a rotina e ser uma verdadeira dor de cabeça, entretanto, há alguns alimentos que você pode evitar ingerir para garantir que não sofra com as crises de diverticulite.

O quiabo está entre esses alimentos! Afinal, como todos os alimentos que possuem sementes, esse fruto pode acabar sendo prejudicial para quem tem tendência a ter diverticulite. Assim como a chia, as sementes do quiabo podem acabar deflagrando crises de inflamação dos divertículos.

Grãos e sementes podem ser grandes inimigos de quem tem diverticulite pois possuem uma digestão mais complicada. Nem todos os alimentos desse tipo são proibidos, mas alguns deles devem ser evitados.

Isso porque as sementes podem acabar obstruindo os divertículos e causar a inflamação dessa bolsas, gerando uma crise de diverticulite. Portanto, a ingestão do quiabo não é indicada por quem está passando por essa condição. 

Para evitar as crises de diverticulite, dê preferência a uma dieta rica em alimentos com fibras, uma vez que uma dieta pobre em fibras aumenta as chances de desenvolver a inflamação. A ingestão regular de fibras melhora a consistência do bolo fecal, o que contribui para o bom funcionamento intestinal e pode ajudar a evitar crises.

Agora, se você está passando por uma crise de diverticulite, não abra mão de consultar o seu médico para saber exatamente quais alimentos o profissional da sua confiança recomenda que você faça a ingestão durante o momento de crise. 

O acompanhamento nutricional é essencial não apenas para mitigar os danos que uma crise de diverticulite pode trazer, mas também para evitar que novas crises voltem a acontecer.


Fontes: