Quem tem diverticulite pode comer chia?

Saiba se quem sofre com diverticulite pode comer chia ou se esse alimento pode acabar fazendo mal para a saúde!

FacebookTwitterWhatsApp

molenira / iStock
molenira / iStock

A alimentação está entre os pontos mais importantes para manter uma vida saudável, um organismo funcional e uma boa forma. Entre as pessoas que buscam se alimentar de forma saudável, as oleaginosas como a chia estão entre os alimentos mais populares, afinal, podem apresentar uma série de benefícios para a saúde.

Entretanto, quem possui algumas restrições e problemas no aparelho digestivo precisa ter cuidado na hora de montar o seu prato. Saber o que incluir na dieta é fundamental! Até mesmo alimentos que são considerados saudáveis, podem acabar prejudicando quem tem problemas digestivos, especialmente a diverticulite.

A diverticulite é um desses problemas no aparelho digestivo que podem trazer muita dor de cabeça! Relativamente comum, essa questão de saúde se trata de uma inflamação nas “bolsas” do cólon, ou intestino grosso.

Essas chamadas “bolsas”, ou divertículos, sofrem com uma irritação nas paredes do órgão e usualmente são causadas por alguns fatores, tais como uma dieta pobre em fibras, obesidade, envelhecimento ou até mesmo por fatores genéticos.

O espectro sintomático da diverticulite é vasto e os sintomas podem ser desde dores abdominais, febre, calafrios, mudança do ritmo de funcionamento intestinal e até mesmo sensibilidade abdominal.

Para evitar os desconfortos, é necessário que quem tem diverticulite tome cuidado com a alimentação a fim de evitar uma desregulação do funcionamento do intestino, o que pode acabar causando sintomas da diverticulite.

Em se tratando de dieta para quem possui diverticulite, a inclusão de fibras é essencial! E também é necessário evitar alguns alimentos. A chia, apesar de possuir nutrientes e substâncias que podem beneficiar a saúde, como o ômega 3, não é considerada benéfica para quem tem diverticulite.

Isso se deve ao fato de que as sementes dessa oleaginosa podem acabar obstruindo os divertículos, o que pode acarretar em uma série de problemas como o surgimento de gases, dores abdominais, constipação, diarréia e até mesmo aumento da pressão arterial.

Portanto, quem possui diverticulite deve evitar consumir chia a fim de manter esses sintomas longe.


Fontes: