Quem tem diverticulite pode comer banana?

Entenda se quem tem diverticulite pode ingerir banana ou se a fruta é proibida para quem sofre com essa doença!

FacebookTwitterWhatsApp

Será que quem tem diverticulite pode comer banana? Entenda. - Motortion / iStock
Será que quem tem diverticulite pode comer banana? Entenda. - Motortion / iStock

A alimentação é um pilar essencial para o bem-estar, em especial para pessoas que sofrem com condições que afetem o intestino, como é o caso da diverticulite, por exemplo.

A diverticulite é uma inflamação ou infecção dos divertículos, que são pequenas bolsas que se formam na parede do intestino grosso. Essa condição pode ser dolorosa e causar uma série de sintomas incômodos.

De acordo com a Dra. Natascha Mourão Moreira, coloproctologista do Hospital Brasília, o ideal é que, durante o período de infecção ou inflamação, o paciente siga uma dieta pobre em resíduos. Isso porque este hábito ajudará a evitar a formação excessiva de fezes e manterá o intestino grosso em "repouso".

“A alimentação para quem tem diverticulose e já teve diverticulite deve envolver a ingestão de grandes quantidades de fibras, presentes nas frutas, nas verduras, nos legumes e nos alimentos integrais. Não é necessário retirar as pequenas sementes existentes em alguns desses alimentos, como as do tomate e do pepino, por exemplo. Essa dieta é o principal fator protetivo contra novas crises", recomenda a médica. “O paciente também deve manter uma boa hidratação com água, água de coco, soros de reidratação oral, isotônicos, sucos naturais coados e de preferência sem açúcar. Sopas, caldos batidos e coados. Torradas, petas de polvilho e gelatina também estão liberadas", complementa.

Mas será que quem sofre com essa doença pode comer banana? Vamos ajudar você a entender.

A banana é uma fruta extremamente benéfica para a saúde e pode ser facilmente encontrada em todo o país, fazendo parte da dieta de milhões de brasileiros.

Nutritiva, rica em vitaminas, potássio e fibras, a fruta pode ser incluída na dieta para garantir uma série de benefícios como, por exemplo, combater doenças cardíacas, prevenir o câncer, auxiliar a regular a flora intestinal e até mesmo o excesso de açúcar no sangue.

E quanto a quem tem diverticulite? Bem, alguns dos principais sintomas da diverticulite são as dores abdominais, cólicas e inchaços na região. Sendo assim, como explicado acima, a alimentação é um dos cuidados que se deve tomar. Entretanto, os especialistas apontam que quem tem diverticulite pode sim comer banana.

Como explicado por especialistas, além da banana, outras opções de alimentos naturais ricos em fibras também podem ser ingeridos para garantir uma alimentação devidamente equilibrada. Mas, atenção, é imprescindível realizar o acompanhamento médico e nutricional caso você sofra de diverticulite. Somente assim, você terá certeza de que tudo está correndo bem.


*Matéria escrita por Thyago Murad e revisado clinicamente pela Dra. Márcia França.


Fontes consultadas: